EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA HUMANIZADA: COMPREENDENDO O SUJEITO NA SUA TOTALIDADE
Abstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, onde busca-se evidenciar que a produção de um material baseado no documento norteador da organização didático pedagógico do IFTO, elaborado em uma linguagem acessível aos estudantes, pode contribuir para o conhecimento dos mesmos quanto à perspectiva educacional da instituição como uma forma de envolvê-los no processo de formação integral. A pesquisa é balizada por abordagens teóricas que discutem a educação numa perspectiva integral e humanizadora. Dentre os autores estão: Almeida e Conceição (2002); Borges et al (2021 Chaves et al (2021); Ciavatta (2005); Freire (2002 e 2014); Júnior et al (2021). dentre outros. É um estudo de natureza qualitativa com recursos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental. Está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus de Araguaína -TO.
References
ARAÚJO, Amanda Patrícia de; ALVES, Danna Beatriz da Silva; SILVA, Fernanda Santana da; CAVALCANTI, Stephanie de Oliveira; SILVA, Fabiana Maria da. A afetividade nas relações de ensino-aprendizagem entre professor e aluno. Revistavox Metropolitana - ISSN 2674-8673 - N. 03 - 2020. Disponível em: https://revistavox.metropolitana.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/01_OK.pdf. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
BELO, Priscila Alves de Paula ; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; SILVA, Renato Carneiro da. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e323880, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.3880. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3880. Acesso em: 12 out. 2023.
BORGES, Ana Paula Nogueira Rocha; SOUZA, Líeton Borges de; SOUZA, Andrey Lopes de. Direito à educação: a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças no espaço escolar. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 18326-18338, 2021. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?q=DIREITO+%C3%80+EDUCA%C3%87%C3%83O:+A+IGUALDADE+DE+OPORTUNIDADES+E+O+RESPEITO+%C3%80S+DIFEREN%C3%87AS+NO+ESPA%C3%87O+ESCOLAR&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
CHAVES, Nery Charlon Ribeiro; CHEIRAM, Maryeli Corrêa; ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa; ALVES, Marcos Alexandre. Ensino e aprendizagem: educação como encontro inter-humano em Rogers e Morin. Acta Scientiarum. Education, v. 43, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-52012021000100101&script=sci_arttext. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, Ano 3, nº 3. UFF, 2005. Disponível em:https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/processo-seletivo-2021/bibliografia-2021/freire-paulo-pedagogia-da-autonomia-saberes-necessarios-a-pratica-educativa/view. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 2014
GARCIA, Sandra Regina Oliveira; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; PIO, Camila Aparecida. ‘Novo’ Ensino Médio? Customização neoliberal da formação integral. Retratos da Escola, v. 16, n. 34, p. 23-38, 2022. Disponível em:https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1469. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONTIJO, José Romero Machado; FAGIANI, Cílson César; PREVITALI, Fabiane Santana. Desafios para uma formação e desenvolvimento profissional docente que possibilite uma educação de qualidade e humanizada. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. e4911729378-e4911729378, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29378/25612. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFTO. Aprovado pela Resolução nº 38/2013/CONSUP/IFTO, de 20 de agosto de 2013; alterado pela Resolução ad referendum nº 7/2015/CONSUP/IFTO, de 23 de abril de 2015, convalidada pela Resolução nº 23/2015/CONSUP/IFTO, de 25 de junho de 2015. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/regulamentos/cursos-tecnicos/regulamento-odp-cursos-medio-tecnico-presenciais-ifto-2edicao.pdf. Acesso em: 13 de
julho de 2023.
JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências - 2. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/metodologia-da-pesquisa-em-educacao-e-ensino-de-ciencias. Acesso em: 14 de julho de 2023.
JÚNIOR, João Fernando Costa; ARCANJO, Cláudio Firmino; MENEZES, Narjara Lelis Bastos de; MORAES, Leonardo Silva; SANTOS, Kelly Taveira dos; REINOSO, Luiz Fernando; MACHADO, Bruno Almeida Barreto; SANTOS, Jadielson de Sousa. Ética e diálogo na construção de uma educação humanizadora. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, 2023. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/99. Acesso em 12 de outubro de 2023.
NETO, Antônio RODRIGUES; NOZU, Washington Cesar Shoiti; ROCHA, Ana Cláudia dos Santos. Direito à educação cidadã: reflexões sobre o Programa Escola Sem Partido. Educação em Revista, v. 20, p. 83-98, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9374/5944. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
NOGUEIRA, Henry Antônio Silva; AGUIAR, Rucelino de Sousa; GISI, Maria Lourdes. A importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a redução da desigualdade educacional no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. e023029-e023029, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18005. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
RODRIGUES, Moacir Carlos Nunes. A importância da afetividade na aprendizagem escolar na relação aluno-professor. 2019. Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/12060. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
SILVA, Maria Paula Borges et al. Uma proposta de participação mais humanizada da família no processo de ensino-aprendizagem. Revista Projetos Extensionistas, v. 1, n. 1, p. 308-313, 2021. Disponível em: https://periodicos.fapam.edu.br/index.php/RPE/article/view/375. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
XAVIER, Flavia Pereira; DE OLIVEIRA, Valéria Cristina. Aprendizado, expectativas docentes e relação professor-aluno. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 76, p. 76-103, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0103-68312020000100076&script=sci_arttext. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).