AS REPRESENTAÇÕES DO SER MULHER NA OBRA “UM ÚTERO É DO TAMANHO DE UM PUNHO”, DE ANGÉLICA FREITAS
Resumen
Este estudo busca analisar os poemas “porque uma mulher boa”, “mulher de vermelho” e “mulher depois”, da obra “Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas. As análises têm como objetivo refletir sobre representações do ser mulher presentes nos poemas e compreender como são apresentadas aos leitores. O artigo fundamenta-se em reflexões presentes nos livros “Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir, “Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade”, de Judith Butler e “O que é lugar de fala?”, de Djamila Ribeiro. Dessa forma, teoriza-se acerca da mulher e, em seguida, analisam-se os poemas mencionados. Compreende-se que o livro de Angélica Freitas possibilita a reflexão acerca das representações impostas pela sociedade falocêntrica e binária de forma irônica e crítica, o que contribui para que as mulheres tenham lugar de fala e possam transcender.
Citas
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. 3. ed. Lajeado: Ed. da Univates, 2015.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
PRIBERAM. Mulher. Priberam dicionário [online]. Disponível em:
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. 1. ed. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).