A INSERÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS COMO PROPOSTA PARA PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumen

A prática pedagógica é permeada de desafios e, nesse sentido, o planejamento de atividades deve considerar a diversidade de estudantes, suas necessidades e desejos. Documentos orientadores da educação direcionam sobre aspectos que precisam ser observados em toda a educação básica e sinalizam a importância de se manter o caráter lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa perspectiva, este artigo, de natureza qualitativa, busca discutir a importância da intencionalidade docente e da realização de atividades lúdicas no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trazem-se dados do campo empírico, através da observação e da experimentação, coletados em uma turma de 3º ano de uma escola pública de um município do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que a ludicidade leva em conta as características da infância e torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita.

Biografía del autor/a

Juliana Vargas Silva, Universidade Feevale

Mestranda do PPG de Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, licenciada em Pedagogia pela mesma universidade, Especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações também pela Universidade Feevale, Bacharel em Administração de Empresas pela Unisinos. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de um município da região metropolitana de Porto Alegre.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras e professora na Universidade Feevale.

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Publicado
2024-12-02