A INSERÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS COMO PROPOSTA PARA PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
A prática pedagógica é permeada de desafios e, nesse sentido, o planejamento de atividades deve considerar a diversidade de estudantes, suas necessidades e desejos. Documentos orientadores da educação direcionam sobre aspectos que precisam ser observados em toda a educação básica e sinalizam a importância de se manter o caráter lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa perspectiva, este artigo, de natureza qualitativa, busca discutir a importância da intencionalidade docente e da realização de atividades lúdicas no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trazem-se dados do campo empírico, através da observação e da experimentação, coletados em uma turma de 3º ano de uma escola pública de um município do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que a ludicidade leva em conta as características da infância e torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita.
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 11/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (Nove) anos. Brasília, 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6324-pceb011-10&Itemid=30192 >. Acesso em: 15 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br> Acesso em: 19 jun. 2022.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1995.
DUPRAT, Maria Carolina (Org.). Ludicidade educação infantil. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2014. Disponível em:
FORTUNA, Tânia R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica, 6)
FORTUNA, Tânia R. A formação lúdica docente e a universidade: contribuições da ludobiografia e da hermenêutica filosófica. 2011. 425 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. Disponível em:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª edição. Instituto Pró-livro. Itaú cultural, 2020. Disponível em:
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Ed.rev. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2016. Disponível em:
LIB NEO, J. C. Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1992
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MARINHO, Hermínia. R. B. et al. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade [livro eletrônico]. Curitiba, PR: Intersaberes, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/6196/pdf/0 Acesso em: 18 ago. 2021.
MIRANDA, Simão de. Oficina de ludicidade na escola. 1. ed. Campinas: Papipurs, 2022. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 11 ago. 2023.
NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. A infância na escola e na vida: uma relação fundamental. In: Beauchamp, Jeanete, et al. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da educação básica, 2007.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. 6. ed. São Paulo: Summus, 2015. Disponível em:
PERES, Eliane. A infância para além da Educação Infantil: Construindo uma nova cultura escolar para a alfabetização das crianças de 6 anos. In BARBOSA, Maria Carmen Silveira; DELGADO, Ana Cristina Coll et.al. A infância no Ensino Fundamental de 9 anos. Porto Alegre: Penso, 2012.p.59-68
RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Leitura na escola espaço para gostar de ler. Porto Alegre, Editora Mediação, 2012.
RAU. Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Intersaberes, 2012. Série dimensões da organização. Disponível em:
RAU. Maria Cristina. T. D. Educação especial: eu também quero brincar! [livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2020. Série pressupostos da educação especial. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/178228/pdf/0 Acesso em: 25 ago. 2021.
SEBER, Maria da Glória. Piaget: o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, 1997.
SILVA, Marcos Ruiz da. Ludicidade [recurso eletrônico]. Curitiba: Contentus, 2020. Disponível em:
WARD, H. [et al.]. Ensino de ciências. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).