A INSERÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS COMO PROPOSTA PARA PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
A prática pedagógica é permeada de desafios e, nesse sentido, o planejamento de atividades deve considerar a diversidade de estudantes, suas necessidades e desejos. Documentos orientadores da educação direcionam sobre aspectos que precisam ser observados em toda a educação básica e sinalizam a importância de se manter o caráter lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa perspectiva, este artigo, de natureza qualitativa, busca discutir a importância da intencionalidade docente e da realização de atividades lúdicas no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trazem-se dados do campo empírico, através da observação e da experimentação, coletados em uma turma de 3º ano de uma escola pública de um município do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que a ludicidade leva em conta as características da infância e torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita.
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