AS CONTROVÉRSIAS DA GESTÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NO SISTEMA PÚBLICO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na gestão escolar a partir de dois textos-base, um que avalia a percepção de alunos sobre a utilização pedagógica dessas tecnologias em sala de aula e outro sobre a sua aplicabilidade na reestruturação das aulas em formato remoto durante a pandemia de Covid-19. Considerou-se novas perspectivas sobre o uso das TDICs tendo como variáveis suas implicações éticas e contradições.

Biografía del autor/a

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação (2023) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP, campus de Marília.

Amna Gohar, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP, campus de Marília.

Citas

BELLINASO, Filipe; NOVAES, Henrique Tahan. A precarização do trabalho docente na educação a distância (EAD) no Brasil: uma discussão teórica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 10, n. 1, p. 316-325, 2018. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.23735

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 59ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2019.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 16ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

GOHAR, Amna; GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; CARVALHO, Alonso Bezerra de; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Remote teaching and learning: A comparative study of Pakistani and Brazilian situations during Covid-19. Educação, Sociedade & Culturas, v. 3, n. 1, p. 1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.24840/esc.vi63.446

GOMES, Mike Ceriani de Oliveira. Implicações éticas e desafios tecnológicos na educação em um cenário pós-pandêmico. In: D. N. M. Garcia, P. A. Filho, D. V. Sant’Anna, D. C. Santos (orgs.). Educação e tecnologias: práticas em cenários disruptivos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022. p. 201-216. DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-321-2.p201-216

GOMES, Mike Ceriani de Oliveira. zA função do “Novo” Ensino Médio na lógica do capital: estratificação, perspectivas e resistências. Práxis Educativa, v. 17, e2218510, p. 1-16, 2022b. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18510.023

GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; PEIXOTO, Filipe Oliveira; PIZA, Mariana Wagner Toledo. Desafios e limites à implementação de estratégias de ensino remoto emergencial: pesquisa em instituição de ensino municipal primária do centro-oeste paulista. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 60, p. 338-347, 2022.

GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; PIZA, Mariana Wagner Toledo. A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP). Revista Dialogia, v. 1, n. 34, p. 323-336, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16608

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, 2021. DOI: https://orcid.org/0000-0002-2807-4605

OLIVEIRA, João Guilherme da Silva Arruda; PAIVA, Fernando de Souza. Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo. Eccos – Revista Científica, v. 1, n. 43, p. 19-38, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7236

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Ensino Remoto ou Ensino a Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários – Revista de cultura, v. 37, n. 1-2, p. 58-70, 2020. DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249044

RAHALI, Keltoum; ABIDLI, Zakaria; KHOHMIMIDI, Abderrazzak; ELHAMZAOUI, Mohamed; SEGHIRI, Raja; JABARI, Khaoula; AOUANE, Elmahjoub; CHAOUCH, Abdelaziz. Ibn Tofail’s University students’ satisfaction evaluation towards distance learning and its impacts on the students’ mental health during the Covid 19 Confinement. Bangladesh Journal of Medical Science, v. 19, p. 51-57, 2020. DOI: https://doi.org/10.3329/bjms.v19i0.48166

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2019.
Publicado
2024-08-20
Sección
Artigos