FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UM NOVO PENSAR

Resumen

A partir da necessidade de repensar os modelos de formação docente ainda vigentes, vislumbra-se uma formação que enfrenta a fragmentação do conhecimento e a literatura aponta para novos estudos com base na interdisciplinaridade por reconhecê-la como uma perspectiva que busca um novo sentido do ser. O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas contribuições da interdisciplinaridade para a formação continuada docente. O delineamento metodológico pauta-se pela abordagem qualitativa, fundamentada no estudo bibliográfico. Assim, a formação docente fundamentada na interdisciplinaridade se apresenta como caminho para superar a fragmentação do conhecimento, baseando-se numa nova visão em que a formação se constitui num dos lócus propícios para ousar e para aprender a construir trabalhos colaborativos e baseados no respeito mútuo, sendo o indivíduo o centro do processo de ensino-aprendizagem. Emerge, dessa forma, a necessidade de maiores aprofundamentos sobre os fundamentos da interdisciplinaridade para que equívocos e inconsistências acerca de seu conceito sejam superados.

Biografía del autor/a

Luciane Sena da Cunha Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica, pela UNIARA/SP e Especialização em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pela UNIFASB/BA. Graduada em Pedagogia Docência e Gestão de Processos Educativos, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/BA. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Professora Titular e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Professora na graduação, Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.

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Publicado
2023-10-25