FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UM NOVO PENSAR
Abstract
A partir da necessidade de repensar os modelos de formação docente ainda vigentes, vislumbra-se uma formação que enfrenta a fragmentação do conhecimento e a literatura aponta para novos estudos com base na interdisciplinaridade por reconhecê-la como uma perspectiva que busca um novo sentido do ser. O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas contribuições da interdisciplinaridade para a formação continuada docente. O delineamento metodológico pauta-se pela abordagem qualitativa, fundamentada no estudo bibliográfico. Assim, a formação docente fundamentada na interdisciplinaridade se apresenta como caminho para superar a fragmentação do conhecimento, baseando-se numa nova visão em que a formação se constitui num dos lócus propícios para ousar e para aprender a construir trabalhos colaborativos e baseados no respeito mútuo, sendo o indivíduo o centro do processo de ensino-aprendizagem. Emerge, dessa forma, a necessidade de maiores aprofundamentos sobre os fundamentos da interdisciplinaridade para que equívocos e inconsistências acerca de seu conceito sejam superados.
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