EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO NO PÓS - ABOLIÇÃO ATRAVÉS DE FICHAS DE CONTRATAÇÃO ENTRE 1920 E 1930

Resumen

O presente artigo traz para o debate sobre educação da população negra na cidade de São Paulo no pós-abolição o uso de informações contidas em fichas de contratação. Nesta pesquisa foram utilizadas fichas da Companhia Antarctica Paulista produzidas entre 1920 e 1930, documentação tombada como de interesse público e social desde 2006. Através da metodologia da história serial escolhemos especificamente o campo “Assinatura do empregado” para verificarmos quais eram alfabetizados ou não. Utilizamos fichas que possuem fotografia 3x4 cm para identificarmos os negros através do conceito de heteroidentificação: as imagens foram fundamentais já que não existe no documento o campo “cor/raça/etnia”. O analfabetismo da população negra é posto como uma das possibilidades da ausência do negro no mercado de trabalho, buscando sempre uma superioridade do estrangeiro branco. Conseguimos trazer indícios para relativizar essa visão através do campo “assinatura” das fichas de contratação, documento importante para a história da educação da população negra no pós-abolição. Essa discussão faz parte da dissertação de mestrado defendida em 2023 na PUC-SP, intitulada: Onde estão dos negros? Trabalhadores da Companhia Antarctica Paulista entre 1920 e 1930.

Biografía del autor/a

Michele Silva Joaquim, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutoranda em História pela UNICAMP; Mestra em História Social pela PUC-SP; Especialista em Gestão de Arquivos pela FESPSP; Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP; Bacharela e Licenciada em História pela UNIFIEO e Técnica em Museus pela ETEC Parque da Juventude. É membro do Grupo de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil - Uruguai.

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Publicado
2024-11-12