TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
AN ANALYSIS OF THE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES BY TEACHERS OF A HIGHER EDUCATION INSTITUTION IN VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Resumen
Mudanças tecnológicas pelas quais a sociedade passa exigem da universidade, em especial do professor, uma nova conduta frente à geração de alunos que são encontrados em sala de aula. Pessoas da geração da internet, chamados de nativos digitais, têm uma experiência diferente no uso de inúmeros recursos tecnológicos, comparando-os com as de gerações anteriores. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da tecnologia nos processos educativos, no ensino superior, identificar quais recursos tecnológicos são utilizados pelos professores e de que forma são utilizados tais recursos para o melhor aprendizado dos alunos. O embasamento teórico teve como ponto de apoio, autores como Ribeiro (2014) e Kenski (2012). Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, com levantamento quantitativo, tendo como sujeitos, os professores de uma faculdade. Na análise dos resultados verificou-se que os professores usam, em sua maioria, recursos tecnológicos para exposição da aula, como projetores, e pouco para interação e dinamismo.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).