MOBILIZANDO OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumen
A Educação Física tem como peculiaridade a interação corporal, podendo proporcionar relações de aproximação ou distanciamento dos estudantes com as aulas. Com base nisso, este artigo teve como objetivo analisar as relações dos estudantes do Ensino Médio com os saberes deste componente, em uma experiência de ensino que abordou os jogos esportivos. A pesquisa de natureza qualitativa, foi caracterizada pela pesquisa-ação. Participaram do estudo 22 alunos, de uma 2ª série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário e realização de rodas de conversa. Os resultados encontrados evidenciaram que, inicialmente, mais da metade dos alunos não participavam das aulas de Educação Física mas, após o desenvolvimento de uma dinâmica mobilizadora de ensino, eles construíram coletivamente um jogo esportivo envolvendo toda a turma, aumentando significativamente o engajamento com os saberes produzidos nas aulas.
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