FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: BALANÇO DE UMA DÉCADA (2007-2017)

Resumen

O presente artigo se consubstancia a partir da reflexão crítica dos resultados parciais da pesquisa interinstitucional “Interlocuções entre educação em direitos humanos, currículo e formação de professores”, cujo objetivo consiste em analisar o cenário da produção científica na área de Educação em Direitos Humanos e as possíveis interlocuções desta área com os campos de Currículo e Formação de professores, no período de 2007 a 2017. Assim, a partir do recorte no ensino fundamental, este artigo busca indagar: o que se produz no cenário nacional sobre formação de professores e Educação em Direitos Humanos? Como objetivo geral buscou-se desenvolver uma análise sobre o cenário da produção científica na área de Formação de Professores e Educação em Direitos Humanos, no período de 2007 a 2017. Os resultados alcançados sinalizam que a formação inicial e continuada se traduz como um importante marco formativo para os docentes efetivarem práticas pedagógicas centrada na educação em direitos humanos.

Biografía del autor/a

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Pedagogia (pela UEFS), Doutora em Educação (pela UFBA). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). 

Aida Maria Monteiro Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Pedagogia (pela UFPE), Doutorado em Educação (pela USP), Pós-doutorado (pela Universidade do Porto). Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e  Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

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Publicado
2023-06-16