FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: BALANÇO DE UMA DÉCADA (2007-2017)
Abstract
O presente artigo se consubstancia a partir da reflexão crítica dos resultados parciais da pesquisa interinstitucional “Interlocuções entre educação em direitos humanos, currículo e formação de professores”, cujo objetivo consiste em analisar o cenário da produção científica na área de Educação em Direitos Humanos e as possíveis interlocuções desta área com os campos de Currículo e Formação de professores, no período de 2007 a 2017. Assim, a partir do recorte no ensino fundamental, este artigo busca indagar: o que se produz no cenário nacional sobre formação de professores e Educação em Direitos Humanos? Como objetivo geral buscou-se desenvolver uma análise sobre o cenário da produção científica na área de Formação de Professores e Educação em Direitos Humanos, no período de 2007 a 2017. Os resultados alcançados sinalizam que a formação inicial e continuada se traduz como um importante marco formativo para os docentes efetivarem práticas pedagógicas centrada na educação em direitos humanos.
References
BENEVIDES, Maria Victória. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa. Universitária, 2007. p. 335-350.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC/SEDH, 2006.
BRASIL. Resolução CEP/CNE Nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 jul. 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019.Brasília-DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-r-cp002-19/file Acesso em: 20 fev. 2022
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade. Para uma teoria geral da política. São Paulo: Editora paz e terra, 2004.
CANDAU, V.M.F.; SACAVINO, S. Educação em direitos humanos: concep-ções e metodologias. In: FERREIRA, L.F.G.; ZENAIDE, M.N.T.; DIAS, A.A. (Org.). Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na Pedagogia. João Pessoa: UFPB, 2010. p. 113-138.
CUNHA, R. I. As representações dos professores da educação básica sobre a criança "como sujeito de direitos. 2016. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DIAS, Diego Corrêa Lima de Aguiar. Direitos humanos em sala de aula: a com-preensão de professores sobre a aliança entre as suas disciplinas escolares e a EDH. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2017.
Diniz-Pereira, J. E. (2014). Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 1(1), 34-42. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002
HOLANDA, Camilo, Christiane. Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Educação de Goiânia – GO. Dissertação de Mestrado. 2014.
KRUEGER, Eliane de Andrade. Formação docente e prática pedagógica na educação em direitos humanos. 2017. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/49426. Acesso dia 12 de agosto de 2022.
MAGENDZO, Abraham. Educación en Derechos Humanos: un desafío para los docentes de hoy. Santiago: LOM Ediciones, 2006
RÊSES, E. S.; COSTA, D. R. A política pública de Educação em Direitos Humanos e formação de professores. ARACÊ – Direitos Humanos em Revista, ano 2, n. 2, maio, 2015.
ROCHA, Denise Abigail Britto Freitas. Educação em direitos humanos: a representação social dos professores da rede pública de ensino do município de Simões Filho, egressos do curso de pedagogia da Rede UNEB/2000. Tese de Doutorado. Salvador: UFBA, 2013.CA
CANDAU, V. M. F., & SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, 36(1).2013. Acessado em 04 de fevereiro de 2023 em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12319
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. Esvaziamento da Didática e da Pedagogia na (nova) BNCC de Formação Inicial. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1014-1035, jul./set. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/52423/37765. Acesso em: 1 out. 2022.
MOITINHO, SILVA, Sara. Educação, direitos humanos, igualdade e diferença: o que dizem os professores? 2016. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo - USP, São Paulo - SP, 2016
SEVERO, J.L R. Pimenta , S.. Versões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. 2020. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1479
SACAVINO, SUZANA. Direitos humanos na educação básica: qual o significado? In: SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Política e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 41-63
SACAVINO, Susana Beatriz. Democracia e educação em direitos humanos na América Latina. Petrópolis, RJ: DP et Alli; De Petrus; Rio de Janeiro: NOVAMERICA. 2009
SILVA, A. M. M. Direitos humanos na educação básica: qual o significado?. In: SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. (Org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 41-63
SILVA, Aida Monteiro (org.) Educação Superior – espaço de formação em Direitos Humanos. Ed. Cortez. São Paulo/SP, 2012.
TAVARES, Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.
WICHER, Carolina La Torre. Docentes, direitos humanos e (in)disciplina no espaço escolar : perspectivas e limites. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).