EDITORIAL
Resumen
Esta edição especial, teve sua ideia gestada a partir do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, quando realizamos um seminário de estudos sobre pesquisa com crianças, onde pode-se aprender mais com e sobre as pesquisa e estudos dos seguintes estudiosos, nacionais e internacionais dentre eles: Martins Filho e Silveira Barbosa (2010), Martins (2011), Horn (2013), Buss-Simão (2014), Rodrigues (2014), Mafra-Rebelo (2015), Mannes (2015), Martins Filho e Silveira Barbosa (2010), Martins Filho e José Martins Filho (2022), Kipper (2016), Cruz e Schramn (2019), Fernandes e Marchi (2020), Artmann (2020), Prado (2020).
Citas
CRUZ, Silvia Helena Vieira; SCHRAMM, Sandra Maria de Oliveira. “Escuta da criança em pesquisa e qualidade da Educação Infantil”. Cad. Pesqui. 49 (174) • Oct-Dec 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146035 . Acesso em: 2 jan. 2023.
FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. “A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa”.
Revista Brasileira de Educação. (2020). Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100600. Acesso em: 2 jan. 2023.
HARTMANN, L. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? Perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 2 jan. 2023.
HORN, Claudia Inês. “Pesquisa etnográfica com crianças: algumas possibilidades de investigação”. Enfoques. v. 12, n. 2 (2013). Disponível em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/enfoques/article/view/12624. Acesso em: 2 jan. 2023.
KIPPER, Délio José. “Ética em pesquisa com crianças e adolescentes: à procura de normas e diretrizes virtuosas”. REVISTA BIOÉTICA, v. 24, n.1, 2016.
MARTINS, Rita de Cássia. “Pesquisa com crianças instrumentos teórico-metodológicos na escuta dos pequenos”. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE com a temática: Formação para mudanças no contexto da Educação: políticas, representações sociais e práticas, 2011, Paraná – Curitiba. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2011/publicacao_anais.php. Acesso em: 2 jan. 2023.
MARTINS FILHO, A. J.; SILVEIRA BARBOSA, M. C. METODOLOGIAS DE PESQUISAS COM CRIANÇAS. Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 08-28, 5 jul. 2010.
MAFRA-REBELO, Aline H. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 17, p. 107-119, 2015.
MARTINS FILHO, A. J.; JOSÉ MARTINS FILHO, L. Pesquisas com crianças: deixar fazer viver a viva voz das crianças. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 287–300, 2022. DOI: 10.14295/rds.v23i1.11959. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959. Acesso em: 2 jan. 2023.
MANNES, Mariana. A criança pesquisada: uma análise de artigos científicos em psicologia. Psicol. educ.,São Paulo, n. 40, p. 15-26, jun. 2015. Disponível em
PRADO, R. L. C.; DE FREITAS, M. C. Normas éticas traduzem-se em ética na pesquisa? Pesquisas com crianças em instituições e nas cidades. Práxis Educacional,[S. l.], v. 16, n. 40, p. 25-46, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6879. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879. Acesso em: 2 jan. 2023.
RODRIGUES, S. A.; BORGES, T. F. P.; DA SILVA, A. S. “Com olhos de criança”: a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 270–290, 2014. DOI: 10.14572/nuances. v25i2.3188. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3188. Acesso em: 2 jan. 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).