EDITORIAL
Abstract
Esta edição especial, teve sua ideia gestada a partir do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, quando realizamos um seminário de estudos sobre pesquisa com crianças, onde pode-se aprender mais com e sobre as pesquisa e estudos dos seguintes estudiosos, nacionais e internacionais dentre eles: Martins Filho e Silveira Barbosa (2010), Martins (2011), Horn (2013), Buss-Simão (2014), Rodrigues (2014), Mafra-Rebelo (2015), Mannes (2015), Martins Filho e Silveira Barbosa (2010), Martins Filho e José Martins Filho (2022), Kipper (2016), Cruz e Schramn (2019), Fernandes e Marchi (2020), Artmann (2020), Prado (2020).
References
CRUZ, Silvia Helena Vieira; SCHRAMM, Sandra Maria de Oliveira. “Escuta da criança em pesquisa e qualidade da Educação Infantil”. Cad. Pesqui. 49 (174) • Oct-Dec 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146035 . Acesso em: 2 jan. 2023.
FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. “A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa”.
Revista Brasileira de Educação. (2020). Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100600. Acesso em: 2 jan. 2023.
HARTMANN, L. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? Perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 2 jan. 2023.
HORN, Claudia Inês. “Pesquisa etnográfica com crianças: algumas possibilidades de investigação”. Enfoques. v. 12, n. 2 (2013). Disponível em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/enfoques/article/view/12624. Acesso em: 2 jan. 2023.
KIPPER, Délio José. “Ética em pesquisa com crianças e adolescentes: à procura de normas e diretrizes virtuosas”. REVISTA BIOÉTICA, v. 24, n.1, 2016.
MARTINS, Rita de Cássia. “Pesquisa com crianças instrumentos teórico-metodológicos na escuta dos pequenos”. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE com a temática: Formação para mudanças no contexto da Educação: políticas, representações sociais e práticas, 2011, Paraná – Curitiba. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2011/publicacao_anais.php. Acesso em: 2 jan. 2023.
MARTINS FILHO, A. J.; SILVEIRA BARBOSA, M. C. METODOLOGIAS DE PESQUISAS COM CRIANÇAS. Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 08-28, 5 jul. 2010.
MAFRA-REBELO, Aline H. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 17, p. 107-119, 2015.
MARTINS FILHO, A. J.; JOSÉ MARTINS FILHO, L. Pesquisas com crianças: deixar fazer viver a viva voz das crianças. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 287–300, 2022. DOI: 10.14295/rds.v23i1.11959. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959. Acesso em: 2 jan. 2023.
MANNES, Mariana. A criança pesquisada: uma análise de artigos científicos em psicologia. Psicol. educ.,São Paulo, n. 40, p. 15-26, jun. 2015. Disponível em
PRADO, R. L. C.; DE FREITAS, M. C. Normas éticas traduzem-se em ética na pesquisa? Pesquisas com crianças em instituições e nas cidades. Práxis Educacional,[S. l.], v. 16, n. 40, p. 25-46, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6879. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879. Acesso em: 2 jan. 2023.
RODRIGUES, S. A.; BORGES, T. F. P.; DA SILVA, A. S. “Com olhos de criança”: a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 270–290, 2014. DOI: 10.14572/nuances. v25i2.3188. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3188. Acesso em: 2 jan. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).