AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

A música é uma ferramenta bastante útil no processo de aprendizagem, cognitiva e social, sendo um meio de arte muito comum para todos, tendo assim suas enormes contribuições nas aprendizagens das crianças, estimulando a percepção e criatividade, além de ser um forte instrumento de linguagem para a formação do ser pensante. O trabalho tem o objetivo de conhecer a contribuições que a música tem no processo de aprendizagem da criança. A pesquisa é qualitativa, com abordagem bibliográfica e descritiva trazendo como base os principais teóricos: Brasil (2017), Piaget (2010), Vygotsky (2010), Brito (2003), Godoi (2011), Luxinger; Meireles (2015), Rosa; Vieira (2019), RCNEI (1998) entre outros.  As contribuições da música para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil proporciona construção de novos saberes desde a fase inicial da mesma, uma forma de linguagem não verbal mundialmente conhecida, bastante útil para a aprendizagem.

Biografía del autor/a

Daira Pereira Reis, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins - câmpus Araguatins).

Simara de Sousa Muniz, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura – UFNT (2022). Possui Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura-UFT (2017). Graduada em Letras pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2014). Atualmente, vinculada ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins. Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humano – CEP da Faculdade de Ciências do Tocantins-FACIT.

Citas

ANA, W. P. S.; LEMOS, G. C. METODOLOGIA CIENTÍFICA: A PESQUISA QUALITATIVA NAS VISÕES DE LÜDKE E ANDRÉ. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, p. 531-541, 2018. Disponível em: Acesso em: 23 dez. 2022.

BRASIL, M. E. D. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998 volume 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf Acesso em: 26 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: < file:///C:/Users/FAM%20SAMSUNG%C2%B3/Downloads/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf > Acesso em: 26 jan. 2023.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CARNEIRO, Francilene Pereira. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Universidade Estadual Da Paraíba Pró-Reitoria De Ensino Médio Técnico E Educação A Distância Curso De Pedagogia – Parfor – Uepb/Campus Iv, Catolé do Rocha, p. 09-27, 2019. Disponível em: < https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/19994/1/PDF%20-%20Francilene%20Pereira%20Carneiro.pdf> Acesso em: 26 jan. 2023.

CONCEIÇÃO, Glauce kamila Rodrigues da; ANDRADE, Jéssica Estevan da Silva. A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Faculdade Multivix, Cariacica-ES, p. 01-16, 2018. Disponível em: < https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/a-importancia-da-musicalidade-no-desenvolvimento-da-crianca-na-educacao-infantil.pdf> Acesso em: 27 de fev. 2023.

FERREIRA, Luiza Evangelista da Silva; GENTIL, Maria Laura; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes. AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Educação, Batatais, v. 7, n. 3, p. 63-80, 2017. Disponível em: < file:///C:/Users/FAM%20SAMSUNG%C2%B3/Downloads/sumario5.pdf> Acesso em: 26 mar. 2023.

GODOI, Luis Rodrigo. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, p. 07-36, 2011. Disponível em: Acesso em: 25 dez. 2022.

JUNIOR, Ademir Pinto Adorno de Oliveira; CIPOLA, Eva Sandra Monteiro. MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL. Revista Científica UNAR, v.15, n.2, p.126-141, 2017. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol15_n2_2017/09_MUSICALIZA%C3%87%C3%83O_NO_PROCESSO.pdf Acesso em: 21 jan. 2023.

LIMA, Grasielle Perdigão de; SANT’ANNA, Vera Lucia Lins. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia da PUC MINAS, v. 6 n. 1, p. 101-116, 2015. Pedagogia Em Ação. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2023.

LUXINGER, Camila Ribeiro; MEIRELES, Edilaine de Oliveira. AS IMPLICAÇÕES DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra, p.01-34, 2015. Disponível em: < https://dspace.doctum.edu.br/bitstream/123456789/1411/1/AS%20IMPLICA%C3%87%C3%95ES%20DA%20M%C3%9ASICA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20APRENDIZAGEM%20CORRIGIDO%20%282%29.pdf> Acesso em: 23 fev. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O DESAFIO DO CONHECIMENTO: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14. ed. SÃO PAULO: HUCITEC, 2014. 407 p. ISBN 978-85-271-0181-3.

OLIVEIRA, Ana Paula Gomes de; LOPES, Yan Karen Silva; OLIVEIRA, Bárbara Pimenta de. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação & Ensino, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 46-61, jan./jun. 2020. Disponível em: Acesso em: 22 jan. 2023.

PIAGET, Jean. Jean Piaget Tradução: Munari, Alberto. Recife: Massangana, outubro 2010. 159 p. ISBN 9788570195463. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-119943/jean-piaget. Acesso em Acesso em: 24 mar. 2023.

RISSI, Amanda Braga; LYRIO, Hudmila Pinto. A INFLUÊNCIA DA MÚSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra, p.01-38, 2017. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2023.

ROSA, Nayara Soares; VIEIRA, Leandro Costa. MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. IV Congresso de Educação do CPAN. III Semana Integrada da Graduação e Pós-graduação do CPAN. "interfaces da docência: olhares e movimentos da formação inicial de professores", ISSN: 2596-2531, 2019. Disponível em: < https://cecpan.ufms.br/files/2019/12/C_50_.pdf > Acesso em: 22 nov. 2022.

SCHARDOSIM, Chris Royes; MARTINS, Bruna Luiza Catarina. AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Iniciação & Formação Docente, V. 6 n. 1, p. 196-206, 2019. ISSN: 2359-1069. Disponível em: < file:///C:/Users/FAM%20SAMSUNG%C2%B3/Downloads/fatima_amendola,+3522-17823-3-RV.pdf > Acesso em: 05 dez. 2022.

SILVA, José Carlos Sousa da. O TRABALHO COM A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal da Paraíba, Pólo de Apoio Presencial – Duas Estradas. João Pessoa, p. 11-37, 2013. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2721/1/JCSS28092013.pdf> Acesso em: 26 jan. 2023.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L. H. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83, 2021. Disponível em: Acesso em: 23 nov. 2022.

SOUSA, Paulo Cézar Pardim de; LOURENÇO, Renata. CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. XI Seminário em Educação e VI Colóquio de Pesquisa. Paranaíba, MS, ISSN: 2446-6069, p. 170-178, 2017. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2023.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. Tradução: Ivic, Ivan. Recife: Massangana, outubro 2010. 143 p. ISBN 9788570195425. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-122414/lev-semionovich-vygotsky. Acesso em: 26 jan. 2023.
Publicado
2024-08-20
Sección
Artigos