AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
A música é uma ferramenta bastante útil no processo de aprendizagem, cognitiva e social, sendo um meio de arte muito comum para todos, tendo assim suas enormes contribuições nas aprendizagens das crianças, estimulando a percepção e criatividade, além de ser um forte instrumento de linguagem para a formação do ser pensante. O trabalho tem o objetivo de conhecer a contribuições que a música tem no processo de aprendizagem da criança. A pesquisa é qualitativa, com abordagem bibliográfica e descritiva trazendo como base os principais teóricos: Brasil (2017), Piaget (2010), Vygotsky (2010), Brito (2003), Godoi (2011), Luxinger; Meireles (2015), Rosa; Vieira (2019), RCNEI (1998) entre outros. As contribuições da música para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil proporciona construção de novos saberes desde a fase inicial da mesma, uma forma de linguagem não verbal mundialmente conhecida, bastante útil para a aprendizagem.
References
BRASIL, M. E. D. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998 volume 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: < file:///C:/Users/FAM%20SAMSUNG%C2%B3/Downloads/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf > Acesso em: 26 jan. 2023.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CARNEIRO, Francilene Pereira. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Universidade Estadual Da Paraíba Pró-Reitoria De Ensino Médio Técnico E Educação A Distância Curso De Pedagogia – Parfor – Uepb/Campus Iv, Catolé do Rocha, p. 09-27, 2019. Disponível em: < https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/19994/1/PDF%20-%20Francilene%20Pereira%20Carneiro.pdf> Acesso em: 26 jan. 2023.
CONCEIÇÃO, Glauce kamila Rodrigues da; ANDRADE, Jéssica Estevan da Silva. A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Faculdade Multivix, Cariacica-ES, p. 01-16, 2018. Disponível em: < https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/a-importancia-da-musicalidade-no-desenvolvimento-da-crianca-na-educacao-infantil.pdf> Acesso em: 27 de fev. 2023.
FERREIRA, Luiza Evangelista da Silva; GENTIL, Maria Laura; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes. AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Educação, Batatais, v. 7, n. 3, p. 63-80, 2017. Disponível em: < file:///C:/Users/FAM%20SAMSUNG%C2%B3/Downloads/sumario5.pdf> Acesso em: 26 mar. 2023.
GODOI, Luis Rodrigo. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, p. 07-36, 2011. Disponível em:
JUNIOR, Ademir Pinto Adorno de Oliveira; CIPOLA, Eva Sandra Monteiro. MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL. Revista Científica UNAR, v.15, n.2, p.126-141, 2017. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol15_n2_2017/09_MUSICALIZA%C3%87%C3%83O_NO_PROCESSO.pdf Acesso em: 21 jan. 2023.
LIMA, Grasielle Perdigão de; SANT’ANNA, Vera Lucia Lins. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia da PUC MINAS, v. 6 n. 1, p. 101-116, 2015. Pedagogia Em Ação. Disponível em:
LUXINGER, Camila Ribeiro; MEIRELES, Edilaine de Oliveira. AS IMPLICAÇÕES DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra, p.01-34, 2015. Disponível em: < https://dspace.doctum.edu.br/bitstream/123456789/1411/1/AS%20IMPLICA%C3%87%C3%95ES%20DA%20M%C3%9ASICA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20APRENDIZAGEM%20CORRIGIDO%20%282%29.pdf> Acesso em: 23 fev. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O DESAFIO DO CONHECIMENTO: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14. ed. SÃO PAULO: HUCITEC, 2014. 407 p. ISBN 978-85-271-0181-3.
OLIVEIRA, Ana Paula Gomes de; LOPES, Yan Karen Silva; OLIVEIRA, Bárbara Pimenta de. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação & Ensino, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 46-61, jan./jun. 2020. Disponível em:
PIAGET, Jean. Jean Piaget Tradução: Munari, Alberto. Recife: Massangana, outubro 2010. 159 p. ISBN 9788570195463. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-119943/jean-piaget. Acesso em Acesso em: 24 mar. 2023.
RISSI, Amanda Braga; LYRIO, Hudmila Pinto. A INFLUÊNCIA DA MÚSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra, p.01-38, 2017. Disponível em:
ROSA, Nayara Soares; VIEIRA, Leandro Costa. MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. IV Congresso de Educação do CPAN. III Semana Integrada da Graduação e Pós-graduação do CPAN. "interfaces da docência: olhares e movimentos da formação inicial de professores", ISSN: 2596-2531, 2019. Disponível em: < https://cecpan.ufms.br/files/2019/12/C_50_.pdf > Acesso em: 22 nov. 2022.
SCHARDOSIM, Chris Royes; MARTINS, Bruna Luiza Catarina. AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Iniciação & Formação Docente, V. 6 n. 1, p. 196-206, 2019. ISSN: 2359-1069. Disponível em: < file:///C:/Users/FAM%20SAMSUNG%C2%B3/Downloads/fatima_amendola,+3522-17823-3-RV.pdf > Acesso em: 05 dez. 2022.
SILVA, José Carlos Sousa da. O TRABALHO COM A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal da Paraíba, Pólo de Apoio Presencial – Duas Estradas. João Pessoa, p. 11-37, 2013. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2721/1/JCSS28092013.pdf> Acesso em: 26 jan. 2023.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L. H. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83, 2021. Disponível em:
SOUSA, Paulo Cézar Pardim de; LOURENÇO, Renata. CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. XI Seminário em Educação e VI Colóquio de Pesquisa. Paranaíba, MS, ISSN: 2446-6069, p. 170-178, 2017. Disponível em:
VYGOTSKY, Lev Semionovich. Tradução: Ivic, Ivan. Recife: Massangana, outubro 2010. 143 p. ISBN 9788570195425. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-122414/lev-semionovich-vygotsky. Acesso em: 26 jan. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








