GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DO ENSINO-APRENDIZAGEM AOS PROCESSOS DE ENSINAGEM

  • Lucas Braga da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • João Manuel de Sousa Will Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O artigo estuda o processo de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Administração de uma Universidade do Tocantins, tem como objetivo diagnosticar os desafios de professores e alunos para a construção do processo de ensinagem. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa que permitiu aplicar dois questionários a um grupo de 16 docentes  e de 47 discentes. Os resultados e análises permitiram verificar que os professores dizem que não há dificuldades para se estabelecer um processo de ensinagem, mas, os alunos discordam. O maior desafio para estabelecer um processo de ensinagem  é o professor  perceber as necessidades formativas dos alunos que precisam interagir com os docentes, seus pares e assumir responsabilidades com suas aprendizagens. Concluiu-se, que um processo de ensinagem precisa que o professor modifique  suas atitudes tradicionalistas, para se adequar aos novos tempos e exigências do ensino e aprendizagem e os alunos entendam que são protagonistas dos seus aprendizados.

Biografia do Autor

Lucas Braga da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins, graduando em Administração pela Universidade Federal do Tocantins, pós-graduado em Docência do ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná e mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins.

 

 

João Manuel de Sousa Will, Universidade Federal do Tocantins

Possui doutorado em Ciência de Educação na área de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho/Portugal (2015), Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994) e Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989). É professor adjunto Nível II, da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Administração de Empresa Privada/Pública e Rural. 

Publicado
2018-12-07