A TRANSFORMAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ITINERÁRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA

Resumen

Este artigo traz reflexões sobre a transformação do livro didático (LD), com foco no Itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (ICNT). Caracterizando como uma pesquisa de cunho bibliográfica e documental. Observa-se que antes da aprovação da BNCC (2018), os LD apresentavam os conteúdos estruturados por disciplinas em volume seriado, ao passo que o novo ensino médio (EM) propõe a indissociabilidade entre os conteúdos das ciências Biologia, Física e Química. Aferimos que as modificações no LD para o novo EM, sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2021) apresentam um quadro limitado de conteúdos, na comparação àqueles aprovados pelo (PNLD, 2018), o que pode ocasionar impacto futuro na formação dos estudantes na educação básica.         

Biografía del autor/a

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Ciências – Biologia e Química (pela UFAM), Mestre em Ensino (pela UERN). Atualmente é Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, do(a) Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA.

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Ciências Biológica (pela URCA), Mestra em Ensino (pela UERN). Atualmente é professora efetiva na rede estadual de ensino no Estado do Rio Grande do Norte (pela 15ª DIREC).

Kytéria Sabina Lopes de Figueredo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduada em Química (pela UERN) Mestra e Doutora em Química (pela UFRN). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Membro do Núcleo Docente Estruturante e Coordenadora do curso de Ciência e Tecnologia no Campus Pau dos Ferros/ UFERSA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas GPIECE.

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Publicado
2024-06-17
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Artigos