RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO AGRESTE DE PERNAMBUCO
Resumen
A construção desse relato de experiência diz respeito à importância que a Universidade tem frente à realidade social que a circunda. O escrito tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas e desenvolvidas por um Grupo de Pesquisa e Extensão com inserção na região agreste do Estado de Pernambuco, no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior, no curso de Direito, entre os anos de 2015 e 2017. As projeções trazidas nestes Projetos consideraram a extensão universitária como sendo um espaço capaz de dimensionar os saberes e práticas no âmbito do Ensino e da Pesquisa; adequada à construção de vínculos políticos, sociais e acadêmicos com os mais diversos sujeitos sociais.
Citas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES SOBRE DIREITOS HUMANOS. Relatório Final de Produtividade e Atividade. Disponível em: < https://dd8487b1-2c6f-4902-8a8b-0ccfe8b9868c.filesusr.com/ugd/617060_dad7ae376d9b46c18eff4df8f7d658b6.pdf> Acesso em: 23 mar. 2023.
LAGE, Allene. Educação e movimentos sociais: caminhos para a pedagogia de luta. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013.
MENDONÇA, Roberta Rayza da Silva de; MAGALHÃES, Alex Bruno Feitoza. Interdisciplinaridade e Educação em Direitos Humanos: Notas Epistemológicas. In: Anais do III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. Educação, Movimentos Sociais e Direitos Humanos: epistemologias subversivas. Disponível em: < http://https//drive.google.com/file/d/1blLnKtEFbSO497TFa9EHLjKqulrwUAbI/view> Acesso em: 23 mar. 2023.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; NEVES, Yára Pereira da Costa. A escola como espaço dos direitos humanos. In: RIBEIRO, Maria Rejane; RIBEIRO, Getúlio (org.). Educação em Direitos Humanos e Diversidade: diálogos interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2012.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
TAVARES, Celma. Educar em Direitos Humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Cap. 3. p. 487-504.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).