RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO AGRESTE DE PERNAMBUCO
Abstract
A construção desse relato de experiência diz respeito à importância que a Universidade tem frente à realidade social que a circunda. O escrito tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas e desenvolvidas por um Grupo de Pesquisa e Extensão com inserção na região agreste do Estado de Pernambuco, no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior, no curso de Direito, entre os anos de 2015 e 2017. As projeções trazidas nestes Projetos consideraram a extensão universitária como sendo um espaço capaz de dimensionar os saberes e práticas no âmbito do Ensino e da Pesquisa; adequada à construção de vínculos políticos, sociais e acadêmicos com os mais diversos sujeitos sociais.
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES SOBRE DIREITOS HUMANOS. Relatório Final de Produtividade e Atividade. Disponível em: < https://dd8487b1-2c6f-4902-8a8b-0ccfe8b9868c.filesusr.com/ugd/617060_dad7ae376d9b46c18eff4df8f7d658b6.pdf> Acesso em: 23 mar. 2023.
LAGE, Allene. Educação e movimentos sociais: caminhos para a pedagogia de luta. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013.
MENDONÇA, Roberta Rayza da Silva de; MAGALHÃES, Alex Bruno Feitoza. Interdisciplinaridade e Educação em Direitos Humanos: Notas Epistemológicas. In: Anais do III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. Educação, Movimentos Sociais e Direitos Humanos: epistemologias subversivas. Disponível em: < http://https//drive.google.com/file/d/1blLnKtEFbSO497TFa9EHLjKqulrwUAbI/view> Acesso em: 23 mar. 2023.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; NEVES, Yára Pereira da Costa. A escola como espaço dos direitos humanos. In: RIBEIRO, Maria Rejane; RIBEIRO, Getúlio (org.). Educação em Direitos Humanos e Diversidade: diálogos interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2012.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
TAVARES, Celma. Educar em Direitos Humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Cap. 3. p. 487-504.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).