LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO: O QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL TEM A VER COM ISSO?
Resumen
Desde os primeiros meses de vida, a criança experimenta situações em que a linguagem escrita marca as interações entre os sujeitos que, de maneira ativa, começa a se perguntar sobre sua estrutura, os sentidos e significados que são construídos a partir desse sistema de representação. O objetivo deste artigo foi analisar como a temática da linguagem escrita é abordada por profissionais da educação infantil, em um periódico de divulgação de estudos e de práticas pedagógicas. As contribuições de Vigotski sobre o papel da leitura e da escrita na primeira infância fundamentaram as análises, que indicaram a exiguidade de trabalhos sobre essa temática na educação infantil e a ambiguidade das práticas relatadas. Neles, a leitura e a escrita, embora reconhecidas como práticas culturais significativas para bebês e crianças pequenas, são tratadas, principalmente, de maneira instrucional, como artifícios para abordar conteúdos de ensino das diferentes áreas de conhecimento.
Citas
DIAS, A.F.A.; CUNHA, C.S.P.; SILVA, J.G. Manhã literária. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXI - nº 28 - agosto-dezembro/2014. P.p.65-.
DORO, F. G. Projeto roda de leituras: formando leitores efetivos. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXIII - nº 32 - ago-dez/2016. p.107-115.
FERREIRO, E. Deve-se ou não se deve ensinar a ler e escrever na pré-escola? Um problema mal colocado. In: _____. Reflexões sobre alfabetização. 18ª ed. Cortez: São Paulo, 1991. P.96-102.
GUIMARÃES, C.S.C. (Re) Descobrindo a poesia na educação infantil. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXV - nº 35 - jan-jun/2018. p.102-108.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: BRASIL. Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte: UFMG/MEC, 2010.
KRESS, G. Before Writing: Rethinking the Paths to Literacy. London: Routledge. 1997.
LOPEZ, María Emilia. Un pájaro de aire. La formación de los bibliotecarios y la lectura en la primera infancia. Bogotá: Biblioteca Nacional de Colombia, 2015. Disponível em https://goo.gl/eaovVt Acesso em 05 de ago. 2018.
MATOS, V. M.M.G. Cultura africana e afro-brasileira: construindo uma prática afirmativa da identidade étnica das crianças na educação infantil. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXIII - nº 31 - janeiro-junho/2016. P.p.90- .
PAULINO, G. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, vol. 17, n. 1. Braga, Portugal, 2004, p.47-62.
PICANÇO, A. R. C. Formação em serviço de educadoras de uma creche do município de Juiz de Fora: diálogos com a universidade. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXI - nº 27 - janeiro-julho/2014. p.33-46.
PINO, A.. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 3, n. 2, p. 31-40, ago. 1995.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa. Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Repercussões no campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília.
RANGEL, A. C.; SALES, A.C.A.; NASCIMENTO, B.H. L.R. Experiências práticas de contação de histórias, arte e educomunicação em respeito à diversidade cultural e protagonismo das crianças na educação infantil. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXVII - nº 39 - jan-jul/2020. p.68-79.
RIBEIRO, E. C.; AMARAL, M.C.F.; BRAGA, N.B.J. Práticas de leitura e oralidade no desenvolvimento da imaginação criativa na Educação Infantil. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXI - nº 28 - agosto-dezembro/2014. P.p.25-36.
ROWE, D. (2019) Pointing With a Pen: The Role of Gesture in Early Childhood Writing. Reading Research Quarterly, 54(1), 13-39. https://doi.org/10.1002/rrq.215.
SOUZA, M.F.; LIMA, J. S.; RIBEIRO, E. C. Tempos e espaços de leitura na educação infantil e no ensino fundamental. In: JUIZ DE FORA/SE. Cadernos para o Professor. Ano XXIII - nº 31 - janeiro-junho/2016. P.p.71- 89.
SOUZA, S. J. e. Infância e linguagem. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ser criança na educação Infantil: infância e linguagem. Caderno 2. Brasília: MEC/SEB, 2016. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil). P. 13-43.
VIGOTSKI, L. S. La Prehistoria del desarrollo del lenguaje escrito. Capítulo 7. In: ______. Obras Escogidas III. Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995. p. 183-206.
_______. Imaginação e criação na infância. Ensaio psicológico – Livro para professores. São Paulo: Ática, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).