LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO: O QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL TEM A VER COM ISSO?

Palavras-chave: Leitura e Escrita. Alfabetização. Educação Infantil. Teoria Histórico-cultural. Práticas Educativas.

Resumo

Desde os primeiros meses de vida, a criança experimenta situações em que a linguagem escrita marca as interações entre os sujeitos que, de maneira ativa, começa a se perguntar sobre sua estrutura, os sentidos e significados que são construídos a partir desse sistema de representação. O objetivo deste artigo foi analisar como a temática da linguagem escrita é abordada por profissionais da educação infantil, em um periódico de divulgação de estudos e de práticas pedagógicas. As contribuições de Vigotski sobre o papel da leitura e da escrita na primeira infância fundamentaram as análises, que indicaram a exiguidade de trabalhos sobre essa temática na educação infantil e a ambiguidade das práticas relatadas. Neles, a leitura e a escrita, embora reconhecidas como práticas culturais significativas para bebês e crianças pequenas, são tratadas, principalmente, de maneira instrucional, como artifícios para abordar conteúdos de ensino das diferentes áreas de conhecimento.

 

Biografia do Autor

Mônica Correia Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI) da Faculdade de Educação da UFMG. Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Coordenadora do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil site: https://projetoleituraescrita.com.br

Hilda Aparecida Linhares da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) LINFE _ Linguagem, Infâncias e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Estudos em Cultura, Educação e Infância - EnlaCEI https://enlacei.com.br  da Faculdade de Educação da UFMG. Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado
2023-05-16