OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS APREENDIDOS DA ATUAÇÃO PSICOLÓGICA NA PEDIATRIA HOSPITALAR

Resumen

A infância é um importante processo do desenvolvimento humano, caracterizado pelas necessidades, singularidades e contextos em que cada criança está inserida. Por considerarmos que há uma ruptura no padrão de desenvolvimento infantil quando há hospitalização, apresentamos, neste artigo, a partir da Psicologia Histórico-Cultural e do enfoque vigotskiano, uma investigação, de natureza qualitativa e de cunho exploratório-descritivo, acerca de como ocorre a atuação do psicólogo em Pediatria Hospitalar. Com o intuito de compreender a concepção dos profissionais de psicologia sobre o desenvolvimento infantil e a importância dada à brincadeira, analisamos e, assim, apreendemos significados e atribuímos sentidos aos dados coletados que se vinculam à amplitude do fazer psicológico na Pediatria Hospitalar; ao ambiente hospitalar e suas especificidades; à atuação multiprofissional na Pediatria Hospitalar; e à relevância do desenvolvimento infantil correlacionado às brincadeiras.

Biografía del autor/a

Luanna Lua Sousa Felício, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestra em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia - NUPEP/UESB. Docente da Rede UniFTC e da Universidade Federal da Bahia. Psicóloga Clínica.

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). 

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Publicado
2023-05-16