OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS APREENDIDOS DA ATUAÇÃO PSICOLÓGICA NA PEDIATRIA HOSPITALAR
Abstract
A infância é um importante processo do desenvolvimento humano, caracterizado pelas necessidades, singularidades e contextos em que cada criança está inserida. Por considerarmos que há uma ruptura no padrão de desenvolvimento infantil quando há hospitalização, apresentamos, neste artigo, a partir da Psicologia Histórico-Cultural e do enfoque vigotskiano, uma investigação, de natureza qualitativa e de cunho exploratório-descritivo, acerca de como ocorre a atuação do psicólogo em Pediatria Hospitalar. Com o intuito de compreender a concepção dos profissionais de psicologia sobre o desenvolvimento infantil e a importância dada à brincadeira, analisamos e, assim, apreendemos significados e atribuímos sentidos aos dados coletados que se vinculam à amplitude do fazer psicológico na Pediatria Hospitalar; ao ambiente hospitalar e suas especificidades; à atuação multiprofissional na Pediatria Hospitalar; e à relevância do desenvolvimento infantil correlacionado às brincadeiras.
References
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 236, p. 299-322, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000100015. Acesso em 10 dez. 2022.
ALBUQUERQUE, A. B. Prática psicanalítica em enfermaria de pediatria: possibilidades, desafios. Revista SBPH, v. 22, n. spe, p. 103-115, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582019000200009. Acesso em 5 dez. 2022.
ARIENTI, M. F.; PORTELA, M. V. Z. A criança gravemente doente fala sobre a morte: um relato de experiência. Revista SBPH, v. 21, n. 1, p. 232-244, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582018000100013. Acesso em 15 dez. 2022.
AZEVÊDO, A. V. S.; SANTOS, A. F. T. Intervenção Psicológica no Acompanhamento Hospitalar de uma Criança Queimada. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 2, p. 328-339, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200010. Acesso em 15 dez. 2022.
BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.html. Acesso em 7 nov. 2022.
CACHAPUZ, D. R. Psicologia Hospitalar: Um Olhar Interdisciplinar no Atendimento a Crianças e Adolescentes. Revista SBPH, v. 9, n. 2, p. 43-66, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-08582006000200004. Acesso em 15 dez. 2022.
CAPRINI, F. R.; MOTTA, A. B. Câncer infantil: uma análise do impacto do diagnóstico. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 19, n. 2, p. 164-176, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872017000200009. Acesso em 2 dez. 2022.
CRUZ, S. H. V. (Org.).A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.
DESSEN, M. A.; JUNIOR, A. L. C. (Orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.
DIB, E. P.; ABRÃO, J. L. F. Uma experiência terapêutica pré-cirúrgica: o uso do desenho como mediador lúdico. Boletim de Psicologia, v. 63, n. 139, p. 159-174, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432013000200005. Acesso em 17 dez. 2022.
DOCA, F. N. P.; COSTA JUNIOR, A. L. Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais. Estudos de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 79-87, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2011000100008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 2 dez. 2022.
DOMINGUEZ, B. Covid-19: que vírus é esse? FIOCRUZ, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-que-virus-e-esse. Acesso em 5 nov. 2020.
GOMES, I. D.; SILVA, L. B.; SILVA, A. M. S.; PASCUAL, J. G.; COLAÇO, V. F. R.; XIMENES, V. M. O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas. Psicologia em Revista, v. 22, n. 3, p. 814-831, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v22n3/v22n3a16.pdf. Acesso em 7 nov. 2022.
KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 2003.
MITRE, R. M. A.; GOMES, R. A perspectiva dos profissionais de saúde sobre a promoção do brincar em hospitais. Ciência e saúde coletiva, v. 12, n. 5, p.77-84, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000500025. Acesso em 20 nov. 2022.
MORAIS, C.; BORGES, C.; CHASTINET, J.; SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L.; DIAZ, F. Método de avaliação e estímulo da atividade lúdica: abordagem histórico-cultural. São Paulo: Memnon, 2019.
MOTTA, A. B.; ENUMO, S. R. F. Intervenção Psicológica Lúdica para o Enfrentamento da Hospitalização em Crianças com Câncer. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 445-454, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722010000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 2 nov. 2022.
MULLER, F.; CARVALHO, A. M. (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, S. B. B. Estudo sobre mediação e desenvolvimento humano na teoria de Vigotski: reflexões sobre a criança em situação de adoecimento. 2017. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/7026/5/Dissertação%20-%20Stéfany%20Bruna%20de%20Brito%20Pimenta%20-%202017.pdf. . Acesso em 26 nov. 2022.
PISKE, F.; AZEVEDO, L. A.; MARCON, C.; OLIVEIRA, L. D. B. Grupo de apoio para acompanhantes de crianças internadas em uma unidade pediátrica. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v.15, n.1, p. 35-49, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v15n1/03.pdf. Acesso em 22 nov. 2022.
ROCHA, M. L. Pesquisa-Intervenção e a Produção de Novas Análises. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 23, n. 4, p. 64-73, 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v23n4/v23n4a10.pdf. Acesso em 12 dez. 2022.
SACCOL, C. S.; FIGHERA, J.; DORNELES, L. Hospitalização Infantil e Educação: caminhos possíveis para a criança doente. Vidya, v. 24, n. 42, p. 181-190, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/413/387 . Acesso em 7 nov. 2022.
SILVA, A. N. DA.; ASSIS, C. L. DE.; SILVA, L. G. DA.; RODRIGUES, M. F. DE A.; SOUZA, J. L. G. DE.; MASIEIRO, R. R.; SILVA, M. R. Psicologia Hospitalar: reflexões a partir de uma experiência de estágio supervisionado junto ao setor Obstétrico-Pediátrico de um Hospital Público do interior de Rondônia. Revista SBPH, v. 15, n.1, p. 41-58, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582012000100004. Acesso em 17 dez. 2022.
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1966/1984.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução de Zóia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, v. 8, p. 23-36, 2008.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, L. V. Obras Escogidas – IV: Problemas de la psicología infantil (Segunda Parte). Madri: Machado Grupo de Distribuición (Originalmente publicado em 1932-1933), 2012.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
VITORINO, S. C.; LINHARES, M. B. M.; MINARDI, M. R. F. L. Interação entre crianças hospitalizadas e uma psicóloga, durante atendimento psicopedagógico em enfermaria de pediatria. Estudos de Psicologia, v.10, n. 2, p. 267-277, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2005000200014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 19 dez. 2022.
WENDLING, M. M.; SANTOS, F. B. DOS.; SILVA, T. B. DA.; MOREIRA, A. DA S. Hospital e psicanálise: a atuação do psicólogo em um ambulatório de Pediatria. Revista SBPH, v. 2, n. esp, p. 186-204, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582019000200014. Acesso em 8 dez. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).