CONTAR & CANTAR HISTÓRIAS COM AS CRIANÇAS: UM CONVITE À LITERATURA INFANTIL
Resumen
O artigo inicia uma discussão sobre a literatura infantil, enquanto a ação de contar e cantar histórias. Foi necessário ouvir as crianças por elas mesmas, propondo uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e de campo, cujo objetivo foi conhecer as ideias das crianças acerca da literatura infantil e como se relacionam com o universo literário. Os dados revelam que as crianças entrevistadas possuem relação com obras de diferentes gêneros textuais. Isto posto, recomenda-se que além da contação de histórias, as crianças possam ter acesso a outras práticas literárias, tais como: a apresentação em saraus literários, rodas de leituras ou roda de contação de histórias, visitas em livrarias, em bibliotecas, manuseio de vários gêneros literários, com o intuito de despertar a curiosidade da criança, mas isso exigirá dos educadores e familiares também estarem dispostos para o incentivo à literatura infantil.
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. 1994.
FRAZÃO, Dilva. ebiografia. Walter Benjamin. 2022. Disponível em:
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2000.
HORN, Claudia Inês. Pesquisa etnográfica com crianças: algumas possibilidades de investigação. Revista Enfoques, v.12, n.1, p. 1-19, 2013.
MARTINS, Leoneide Maria Brito. Letramento Literário e o Processo da Formação de Leitores no Ambiente Escolar. In: Livro, leitura e leitor: perspectiva histórica. CATELLANOS, Samuel Luís Velázquez; CASTRO, César Augusto. (Orgs.). São Luís: Café & Lápis: EDUFMA, 2016.
MARTINS FILHO, Altino José; BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Metodologias de pesquisas com crianças. Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 08-28, 2010.
SOARES, Natália Fernandes. A investigação participativa no grupo social da infância. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.25-40, 2006.
SANTOS, Claudecir dos; GALIAZZI, Estelamaris. Walter Benjamin: a Literatura Infantil e a Arte de Narrar. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, v.8, n.17, p.25-36, 2016.
SOARES, Angela da Silva. Pedagogia ao pé da letra. Concepção de infância e Educação Infantil. 2018. Disponível em:
VICENTE, Kyldes Batista. A literatura infantil na Educação Infantil. In: A formação continuada de professores da educação infantil: distintas abordagens. MELO, José Carlos de (Org.). São Luís: EDUFMA, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).