CONTAR & CANTAR HISTÓRIAS COM AS CRIANÇAS: UM CONVITE À LITERATURA INFANTIL

Resumen

O artigo inicia uma discussão sobre a literatura infantil, enquanto a ação de contar e cantar histórias. Foi necessário ouvir as crianças por elas mesmas, propondo uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e de campo, cujo objetivo foi conhecer as ideias das crianças acerca da literatura infantil e como se relacionam com o universo literário. Os dados revelam que as crianças entrevistadas possuem relação com obras de diferentes gêneros textuais. Isto posto, recomenda-se que além da contação de histórias, as crianças possam ter acesso a outras práticas literárias, tais como: a apresentação em saraus literários, rodas de leituras ou roda de contação de histórias, visitas em livrarias, em bibliotecas, manuseio de vários gêneros literários, com o intuito de despertar a curiosidade da criança, mas isso exigirá dos educadores e familiares também estarem dispostos para o incentivo à literatura infantil.

Biografía del autor/a

Ivone Guterres Ribeiro , Centro Universitário Estácio

Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio – São Luís. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Foi membro do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência (GEPEID-UFMA). 

Citas

ALVES, Aletéia Eleutério; ESPÍNDOLA, Ana Lucia; MASSUIA, Caroline Sanchez. Oralidade, fantasia e infância: há lugar para os contos de fadas na escola. In. Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA, Benta Lúcia Tagliari (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. 1994.

FRAZÃO, Dilva. ebiografia. Walter Benjamin. 2022. Disponível em: . Acesso: 24 jun. 2022.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2000.

HORN, Claudia Inês. Pesquisa etnográfica com crianças: algumas possibilidades de investigação. Revista Enfoques, v.12, n.1, p. 1-19, 2013.

MARTINS, Leoneide Maria Brito. Letramento Literário e o Processo da Formação de Leitores no Ambiente Escolar. In: Livro, leitura e leitor: perspectiva histórica. CATELLANOS, Samuel Luís Velázquez; CASTRO, César Augusto. (Orgs.). São Luís: Café & Lápis: EDUFMA, 2016.

MARTINS FILHO, Altino José; BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Metodologias de pesquisas com crianças. Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 08-28, 2010.

SOARES, Natália Fernandes. A investigação participativa no grupo social da infância. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.25-40, 2006.

SANTOS, Claudecir dos; GALIAZZI, Estelamaris. Walter Benjamin: a Literatura Infantil e a Arte de Narrar. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, v.8, n.17, p.25-36, 2016.

SOARES, Angela da Silva. Pedagogia ao pé da letra. Concepção de infância e Educação Infantil. 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2022.

VICENTE, Kyldes Batista. A literatura infantil na Educação Infantil. In: A formação continuada de professores da educação infantil: distintas abordagens. MELO, José Carlos de (Org.). São Luís: EDUFMA, 2015.
Publicado
2023-05-16