CONTAR & CANTAR HISTÓRIAS COM AS CRIANÇAS: UM CONVITE À LITERATURA INFANTIL
Abstract
O artigo inicia uma discussão sobre a literatura infantil, enquanto a ação de contar e cantar histórias. Foi necessário ouvir as crianças por elas mesmas, propondo uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e de campo, cujo objetivo foi conhecer as ideias das crianças acerca da literatura infantil e como se relacionam com o universo literário. Os dados revelam que as crianças entrevistadas possuem relação com obras de diferentes gêneros textuais. Isto posto, recomenda-se que além da contação de histórias, as crianças possam ter acesso a outras práticas literárias, tais como: a apresentação em saraus literários, rodas de leituras ou roda de contação de histórias, visitas em livrarias, em bibliotecas, manuseio de vários gêneros literários, com o intuito de despertar a curiosidade da criança, mas isso exigirá dos educadores e familiares também estarem dispostos para o incentivo à literatura infantil.
References
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. 1994.
FRAZÃO, Dilva. ebiografia. Walter Benjamin. 2022. Disponível em:
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2000.
HORN, Claudia Inês. Pesquisa etnográfica com crianças: algumas possibilidades de investigação. Revista Enfoques, v.12, n.1, p. 1-19, 2013.
MARTINS, Leoneide Maria Brito. Letramento Literário e o Processo da Formação de Leitores no Ambiente Escolar. In: Livro, leitura e leitor: perspectiva histórica. CATELLANOS, Samuel Luís Velázquez; CASTRO, César Augusto. (Orgs.). São Luís: Café & Lápis: EDUFMA, 2016.
MARTINS FILHO, Altino José; BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Metodologias de pesquisas com crianças. Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 08-28, 2010.
SOARES, Natália Fernandes. A investigação participativa no grupo social da infância. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.25-40, 2006.
SANTOS, Claudecir dos; GALIAZZI, Estelamaris. Walter Benjamin: a Literatura Infantil e a Arte de Narrar. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, v.8, n.17, p.25-36, 2016.
SOARES, Angela da Silva. Pedagogia ao pé da letra. Concepção de infância e Educação Infantil. 2018. Disponível em:
VICENTE, Kyldes Batista. A literatura infantil na Educação Infantil. In: A formação continuada de professores da educação infantil: distintas abordagens. MELO, José Carlos de (Org.). São Luís: EDUFMA, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).