PÁGINAS MORDIDAS – A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NAS MÃOS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

Résumé

O presente artigo busca elucidar, por meio do diálogo entre diferentes referenciais teóricos, sobre o direito dos bebês e crianças pequenas à cultura letrada a partir dos livros, sobretudo de literatura infantil. Direito que perpassa, primeiramente, a compreensão de que bebês e crianças pequenas leem o mundo e, consequentemente, os livros, de um modo próprio, singular, diferente do adulto, diferente do leitor consolidado. Em segundo lugar, o direito que perpassa pela compreensão de que as vivências linguísticas são fundamentais para o momento presente, sem visar um vir a ser, a alfabetização, potencializando o que é ser bebê e criança pequena. E o direito que deve garantir não apenas o acesso, mas, sobretudo, as experiências linguístico-literárias para todas as crianças e bebês que compõem a sociedade, contribuindo sobremodo com sua constituição enquanto sujeito leitor do mundo e da palavra.

Bibliographies de l'auteur

Giane Aparecida Sales da Silva Mota, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutoranda UFSCar/Sorocaba. Doutora em Educação (UNISO). Mestre em Estudos Literários (UNESP). Pesquisadora do grupo CRIEI- UFSCar campus Sorocaba. 

Gillian Taveira Moraes Ichiama, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Especialista em Educação Bilíngue (Singularidades). Pesquisadora do grupo CRIEI- UFSCar campus Sorocaba. 

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Publiée
2023-05-16