PÁGINAS MORDIDAS – A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NAS MÃOS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
Resumen
O presente artigo busca elucidar, por meio do diálogo entre diferentes referenciais teóricos, sobre o direito dos bebês e crianças pequenas à cultura letrada a partir dos livros, sobretudo de literatura infantil. Direito que perpassa, primeiramente, a compreensão de que bebês e crianças pequenas leem o mundo e, consequentemente, os livros, de um modo próprio, singular, diferente do adulto, diferente do leitor consolidado. Em segundo lugar, o direito que perpassa pela compreensão de que as vivências linguísticas são fundamentais para o momento presente, sem visar um vir a ser, a alfabetização, potencializando o que é ser bebê e criança pequena. E o direito que deve garantir não apenas o acesso, mas, sobretudo, as experiências linguístico-literárias para todas as crianças e bebês que compõem a sociedade, contribuindo sobremodo com sua constituição enquanto sujeito leitor do mundo e da palavra.
Citas
ARIÈS, Phillipe. História social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. S.P: Pulo do Gato,2012
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcos Vinicius Mazzari. 2ª edição. São Paulo: Ed. 34, 2009.
BITTENS, Cássia Maria Rita Vianna. O universo literário ao alcance daqueles que ainda não leem: tendências contemporâneas da literatura para bebês. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP,2018.
BONNAFÉ, Marie. Los libros, eso es bueno para los bebés (Ensayo). Espanha: Océano exprés, 2008.
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COOKE, Trish. Tanto, tanto! São Paulo: Ed Ática, 2019.
DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na educação infantil. São Paulo: Paulus, 2006.
FOCHI, Paulo. Afinal, o que fazem os bebês no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de Bebês em um Contexto de Vida Coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LARROSA, Jorge. La experiência de la lectura – Estudios sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
LOPES, María Emilia. Un mundo abierto: Cultura y primera infancia.Buenos Aires:CERLALC, 2018.
LOPES, María Emilia. Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso. Brasília: MEC/SEB, 2016. Coleção “Leitura e escrita na educação infantil”, v. 5.
LOPES, María Emilia. Leiturar. Revista Emília, São Paulo, mar. 2022. Disponível em: https://emilia.org.br/leiturar/. Acesso em: 04 abr. 2022.
MATTOS, M. Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre olhar, corpo e voz. Trabalho apresentado na 36a Reunião Anual da ANPEd (Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no GT Educação de Crianças de 0 a 06 anos. Goiânia: 2013.
PARRA, Evelio Cabreja. A leitura na primeira infância é fundamental. [Entrevista concedida a] Elisa Meirelles. Revista Escola, São Paulo, set. 2015.
RAMOS, Tacyana K. Gomes; ROSA, Ester C. de Sousa. Participação de bebês em práticas de leitura e contação de histórias na creche. In: Anais do 17º Congresso De Leitura Do Brasil. Campinas: ALB, 2009.
REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In.: FRADE, Isabel C. A. da S.; BREGUNCI, Maria das G. de C.; VAL, Maria da G. F. da C. (orgs.) Glossário Ceale. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
RUBIANO ALBORNOZ, Elisabel. Palabras que nutren y arrullan. Avances del proyecto disposición lectora para bebes. Educere, vol. 19, núm. 62, pp. 193-201, abr. 2015,.
SALUTO, Nazareth. Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo.
Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Numa Editora, 2020.
SOARES, Magda. A escolarização da leitura literária. In: EVANGELISTA, Brandão; MACHADO, Maria Zelia Versiani (orgs). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica: 2006. pp. 17-48.
TEBET, Gabriela. Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
TUSSI, Rita de C.; RÖSING, Tânia. Programa bebelendo: uma intervenção precoce de leitura. São Paulo: Global, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).