PÁGINAS MORDIDAS – A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NAS MÃOS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
Abstract
O presente artigo busca elucidar, por meio do diálogo entre diferentes referenciais teóricos, sobre o direito dos bebês e crianças pequenas à cultura letrada a partir dos livros, sobretudo de literatura infantil. Direito que perpassa, primeiramente, a compreensão de que bebês e crianças pequenas leem o mundo e, consequentemente, os livros, de um modo próprio, singular, diferente do adulto, diferente do leitor consolidado. Em segundo lugar, o direito que perpassa pela compreensão de que as vivências linguísticas são fundamentais para o momento presente, sem visar um vir a ser, a alfabetização, potencializando o que é ser bebê e criança pequena. E o direito que deve garantir não apenas o acesso, mas, sobretudo, as experiências linguístico-literárias para todas as crianças e bebês que compõem a sociedade, contribuindo sobremodo com sua constituição enquanto sujeito leitor do mundo e da palavra.
References
ARIÈS, Phillipe. História social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. S.P: Pulo do Gato,2012
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcos Vinicius Mazzari. 2ª edição. São Paulo: Ed. 34, 2009.
BITTENS, Cássia Maria Rita Vianna. O universo literário ao alcance daqueles que ainda não leem: tendências contemporâneas da literatura para bebês. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP,2018.
BONNAFÉ, Marie. Los libros, eso es bueno para los bebés (Ensayo). Espanha: Océano exprés, 2008.
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COOKE, Trish. Tanto, tanto! São Paulo: Ed Ática, 2019.
DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na educação infantil. São Paulo: Paulus, 2006.
FOCHI, Paulo. Afinal, o que fazem os bebês no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de Bebês em um Contexto de Vida Coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LARROSA, Jorge. La experiência de la lectura – Estudios sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
LOPES, María Emilia. Un mundo abierto: Cultura y primera infancia.Buenos Aires:CERLALC, 2018.
LOPES, María Emilia. Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso. Brasília: MEC/SEB, 2016. Coleção “Leitura e escrita na educação infantil”, v. 5.
LOPES, María Emilia. Leiturar. Revista Emília, São Paulo, mar. 2022. Disponível em: https://emilia.org.br/leiturar/. Acesso em: 04 abr. 2022.
MATTOS, M. Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre olhar, corpo e voz. Trabalho apresentado na 36a Reunião Anual da ANPEd (Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no GT Educação de Crianças de 0 a 06 anos. Goiânia: 2013.
PARRA, Evelio Cabreja. A leitura na primeira infância é fundamental. [Entrevista concedida a] Elisa Meirelles. Revista Escola, São Paulo, set. 2015.
RAMOS, Tacyana K. Gomes; ROSA, Ester C. de Sousa. Participação de bebês em práticas de leitura e contação de histórias na creche. In: Anais do 17º Congresso De Leitura Do Brasil. Campinas: ALB, 2009.
REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In.: FRADE, Isabel C. A. da S.; BREGUNCI, Maria das G. de C.; VAL, Maria da G. F. da C. (orgs.) Glossário Ceale. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
RUBIANO ALBORNOZ, Elisabel. Palabras que nutren y arrullan. Avances del proyecto disposición lectora para bebes. Educere, vol. 19, núm. 62, pp. 193-201, abr. 2015,.
SALUTO, Nazareth. Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo.
Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Numa Editora, 2020.
SOARES, Magda. A escolarização da leitura literária. In: EVANGELISTA, Brandão; MACHADO, Maria Zelia Versiani (orgs). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica: 2006. pp. 17-48.
TEBET, Gabriela. Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
TUSSI, Rita de C.; RÖSING, Tânia. Programa bebelendo: uma intervenção precoce de leitura. São Paulo: Global, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).