A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
Resumen
Há pouco mais de cem anos, a universalização da educação passou a ser discutida e implementada no país. A educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da educação básica destinada a pessoas que não tiveram acesso à educação convencional, permitindo que o aluno que não concluiu os estudos na idade apropriada conclua em um menor tempo, possibilitando uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender de que forma a educação de Jovens e adultos se torna um mecanismo de inclusão social. Seguido dos objetivos específicos: I) discutir como a EJA é ofertada na rede pública de educação; II) explicar as consequências para jovens e adultos que não tiveram acesso à educação; III) revisar estratégias pedagógicas que possam contribuir para a permanência do aluno na EJA. Diante da problemática apresentada: como a educação de jovens e adultos se torna um mecanismo de inclusão social? Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O aporte teórico está ancorado em autores, como, Brasil (1988), Brasil (1986), Freire (1989), Pinto (2010), Silva (2010), Unesco (1990) entre outros. A pesquisa permitiu entender a importância da oferta da Educação para Jovens e Adultos, constituindo-se um mecanismo de inclusão social, com a EJA os estudantes têm a possibilidade de desenvolver-se de forma intelectual, social e crítica e, ainda, profissionalizar-se para o mercado de trabalho, diminuindo formas de discriminação e opressão do ser humano.
Citas
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