A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL

Resumen

Há pouco mais de cem anos, a universalização da educação passou a ser discutida e implementada no país. A educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da educação básica destinada a pessoas que não tiveram acesso à educação convencional, permitindo que o aluno que não concluiu os estudos na idade apropriada conclua em um menor tempo, possibilitando uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender de que forma a educação de Jovens e adultos se torna um mecanismo de inclusão social. Seguido dos objetivos específicos: I) discutir como a EJA é ofertada na rede pública de educação; II) explicar as consequências para jovens e adultos que não tiveram acesso à educação; III) revisar estratégias pedagógicas que possam contribuir para a permanência do aluno na EJA. Diante da problemática apresentada: como a educação de jovens e adultos se torna um mecanismo de inclusão social? Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O aporte teórico está ancorado em autores, como, Brasil (1988), Brasil (1986), Freire (1989), Pinto (2010), Silva (2010), Unesco (1990) entre outros. A pesquisa permitiu entender a importância da oferta da Educação para Jovens e Adultos, constituindo-se um mecanismo de inclusão social, com a EJA os estudantes têm a possibilidade de desenvolver-se de forma intelectual, social e crítica e, ainda, profissionalizar-se para o mercado de trabalho, diminuindo formas de discriminação e opressão do ser humano.

Biografía del autor/a

Regiane Carvalho Mendes Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pedagoga Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins).

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra pesquisadora em Educação, Doutoranda  em  Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista CAPES doutorado sanduiche em Portugal.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora Pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Citas

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Publicado
2024-09-20