A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL

Abstract

Há pouco mais de cem anos, a universalização da educação passou a ser discutida e implementada no país. A educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da educação básica destinada a pessoas que não tiveram acesso à educação convencional, permitindo que o aluno que não concluiu os estudos na idade apropriada conclua em um menor tempo, possibilitando uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender de que forma a educação de Jovens e adultos se torna um mecanismo de inclusão social. Seguido dos objetivos específicos: I) discutir como a EJA é ofertada na rede pública de educação; II) explicar as consequências para jovens e adultos que não tiveram acesso à educação; III) revisar estratégias pedagógicas que possam contribuir para a permanência do aluno na EJA. Diante da problemática apresentada: como a educação de jovens e adultos se torna um mecanismo de inclusão social? Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O aporte teórico está ancorado em autores, como, Brasil (1988), Brasil (1986), Freire (1989), Pinto (2010), Silva (2010), Unesco (1990) entre outros. A pesquisa permitiu entender a importância da oferta da Educação para Jovens e Adultos, constituindo-se um mecanismo de inclusão social, com a EJA os estudantes têm a possibilidade de desenvolver-se de forma intelectual, social e crítica e, ainda, profissionalizar-se para o mercado de trabalho, diminuindo formas de discriminação e opressão do ser humano.

Author Biographies

Regiane Carvalho Mendes Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pedagoga Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins).

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra pesquisadora em Educação, Doutoranda  em  Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista CAPES doutorado sanduiche em Portugal.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora Pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

References

ABREU, Anderson Carlos Santos de. Educação de jovens e adultos: caderno pedagógico. 1. ed. – Florianópolis: UDESC: UAB: CEAD, 2014. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/560957/2/edu%20jovens%20adultos%20Web.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Alunos e Alunas da EJA: Caderno 1. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 20 set. 2022.

CROCHÍK, José Leon. Educação inclusiva e preconceito: Desafios para a prática pedagógica. In: O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho. Organizadores. – Salvador: EDUFBA, 2012.

DÍAZ, F., et al., orgs. Prefácio. In: Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 9-12. ISBN: 978-85-232-0928-5. Available from SciELO Books. Disponível em: https://books.scielo.org/id/rp6gk/pdf/diaz-9788523209285-01.pdf Acesso em: 10 out. 2022.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba, PR: Positivo, 2010. 856 p. ISBN 9788538542407.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5 ed. São Paulo, Cortez, 2001. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/politica_educacao.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 60 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em < https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gila-c-mc3a9todos-etc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em: 10 set. 2022.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. (Orgs.). Educação de Jovens e Adultos – Teoria, Prática e Proposta. 12. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

GARCIA, Renata Monteiro. EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes / Marluce Pereira da Silva (organização). - João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/139/57/557-1?inline=1. Acesso em: 20 set. 2022.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: file:///C:/Users/denis/Downloads/LAKATOS%20-%20MARCONI%20-%20FUNDAMENTOS%20DE%20METODOLOGIA%20CIENTIFICA.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

MASAGÃO, Vera Maria Ribeiro. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento / coordenação e texto final (de) Vera Maria Masagão Ribeiro; — São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): p. 239-262, jul/set, 1993. https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 out. 2022.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimento e Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Dez.1999, n. 12, p. 59-73. Disponível em: http://eixovpsicologia.pbworks.com/f/texto+6.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.

OLIVEIRA, Tatyane Guimarães. Desigualdade Social: obstáculos para o exercício da cidadania. In. EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes / Renata Monteiro Garcia, Marluce Pereira da Silva (organização). - João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/139/57/557-1?inline=1. Acesso em: 20 out. 2022.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2010.

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, p. 299- 318, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1261/1291.Acesso em: 20 set. 2022.

RODRIGUES, D. O paradigma da educação inclusiva: reflexões sobre uma agenda possível. Inclusão, 1, 2000, p. 7-13.

SANT’ANA, Nelson Gomes de; Silva Junior. Jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. In. EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes / Renata Monteiro Garcia, Marluce Pereira da Silva (organização). - João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/139/57/557-1?inline=1. Acesso em: 20 set. 2022.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. UNESCO. Educação para todos: o compromisso de Dakar. Dakar, Senegal: UNESCO, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 25 set. 2022.
Published
2024-09-20