MONITORIA INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
O presente texto reflete sobre a monitoria dos estudantes indígenas no ensino superior, de modo específico na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Apresenta uma breve retrospectiva histórica da educação indígena no Brasil e o processo de formação de professores, buscando compreender, por meio de registros bibliográficos, quais os anseios dos indígenas por uma educação de qualidade. A partir disso, destacam as demandas, experiências e dificuldades vivenciadas no meio acadêmico, a partir das reflexões obtidas por meio da monitoria indígena na UFT, no ano de 2017, no curso de Licenciatura em Filosofia. Este estudo possibilitou uma visão mais ampla sobre a importância de uma monitoria acadêmica para a formação de professores indígenas visando melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito universitário. Percebe-se a necessidade de estudos na área, uma vez que trabalhos abordando esse cenário ainda são pouco explorados nas instituições educacionais.
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