MONITORIA INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Kamilla Silva Pereira UFT
  • Raquel Castilho Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumen

O presente texto reflete sobre a monitoria dos estudantes indígenas no ensino superior, de modo específico na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Apresenta uma breve retrospectiva histórica da educação indígena no Brasil e o processo de formação de professores, buscando compreender, por meio de registros bibliográficos, quais os anseios dos indígenas por uma educação de qualidade. A partir disso, destacam as demandas, experiências e dificuldades vivenciadas no meio acadêmico, a partir das reflexões obtidas por meio da monitoria indígena na UFT, no ano de 2017, no curso de Licenciatura em Filosofia. Este estudo possibilitou uma visão mais ampla sobre a importância de uma monitoria acadêmica para a formação de professores indígenas visando melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito universitário. Percebe-se a necessidade de estudos na área, uma vez que trabalhos abordando esse cenário ainda são pouco explorados nas instituições educacionais.

Biografía del autor/a

Kamilla Silva Pereira, UFT

Graduanda em Licenciatura no curso de  Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Atuou como monitora indígena nos cursos de  Filosofia e Teatro nos anos de 2016, 2017 e 2018. 

Raquel Castilho Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Profa. efetiva e orientadora da Monitoria Indígena do curso Licenciatura em Filosofia e Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Psicologia. Mestre e Educação e doutoranda em Artes e Educação.

Publicado
2018-12-07
Sección
Relatos de Experiência