INTERFACES DA HIPERMODERNIDADE EM “PEQUENA COREOGRAFIA DO ADEUS”, DE ALINE BEI

Resumen

A literatura é uma forma de expressão, enquanto arte e linguagem produtoras e reprodutoras de formações ideológicas e discursivas, que reverbera os ecos discursivos dos contextos sócio-histórico e cultural, os quais estão inseridos. Partindo dessa premissa, observamos como as representações dos afetos e das subjetividades dos sentimentos ressoam a partir da solidão em plena multidão na contemporaneidade por meio da obra Pequena coreografia do adeus (2021), de Aline Bei. Portanto, neste artigo, propomos investigar a relação estabelecida entre a protagonista e o meio em que ela vive, o qual é constantemente afetado pelas relações que estabelece com as demais personagens pelos laços afetivos e partidas. Desse modo, adotamos uma pesquisa de cunho qualitativo e de natureza documental e bibliográfica para compreender como a Era do Vazio que foi utilizada como categoria analítica para compreender a relação familiar da protagonista. Para este estudo, lançamos mãos dos pressupostos teóricos postulados por Compagnon (2010), Lipovestsky (2004; 2005), Charles (2004), Carneiro e Abritta (2008) e Perrone-Moisés (2016). Os resultados alcançados apontam para a necessidade de compreendermos os vazios existenciais que compõem a vida do homem na hipermodernidade.

Biografía del autor/a

Clara Mayara de Almeida Vasconcelos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I (2022); Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Campus I (2016); e Graduada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa/Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus III (2014). Atualmente, exerce a função de Professora Adjunta do Curso de Letras na Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns.

Rafael Francisco Braz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFRN/PPgPsi (2023), com bolsa da CAPES (2019). Mestre Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/PPGL (2016), com bolsa do CNPq (2014). Especialista em Língua Estrangeira Moderna: Inglês e Espanhol - IFPB (2020) e, também, Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2013). Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2010).

Citas

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Publicado
2024-08-20
Sección
Artigos