OS DESAFIOS DE (RE)INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DA MULHER EGRESSA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO EM PALMAS-TO

  • Márcia Vânia Pereira de Oliveira FESP
  • Érica Pollyana Oliveira Nunes Unitins

Resumen

A referida pesquisa intitulada “Os desafios de (re)inserção sócio profissional  da mulher egressa do sistema penitenciário em Palmas-TO”, está fundamentada na Lei de Execução Penal –(LEP), n° 7.210/84 e em várias pesquisas científicas a respeito desta realidade social. Teve como objetivo geral conhecer as dificuldades de (re)inserção social da mulher egressa que cumpre as obrigações judiciais na Central de Execuções Penas e Medidas Alternativas (CEPEMA) em Palmas/TO. Para a realização do estudo, adotou-se a pesquisa bibliográfica e de campo e ainda, como técnica uma análise documental, utilizando abordagem quali-quantitativa. Realizou-se a análise em seis documentos selecionados de maneira aleatória, para a coleta dos dados. Para esse estudo foi especificada a investigação compreendendo o período de cumprimento da pena pelas pesquisadas de 2010 a 2013. Os resultados apontaram que o estabelecimento penal não preconiza o que está previsto na legislação (LEP), apresenta uma estrutura precária, e principalmente não atende as especificidades da mulher encarcerada. Observou-se também que as mulheres egressas enfrentam dificuldades ao (re)inserir na sociedade, por meio do preconceito  e ainda, muitos entraves para a  conquista de emprego.

Biografía del autor/a

Márcia Vânia Pereira de Oliveira, FESP

Graduação em Serviço Social pela Universidade do Tocantins- UNITINS 2014. Pós-graduação em andamento. Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Fundação Escola de Saúde Pública - FESP-TO.

 

Érica Pollyana Oliveira Nunes, Unitins

Possui graduação em Serviço Social pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS (2015). Especialista em Saúde da Família e Comunidade. Atualmente é docente no curso do serviço social da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS. Atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, interdisciplinaridade, saúde da família, saúde infantil e equipe profissional hospitalar.

Publicado
2018-12-21
Sección
Artigos