O ENSINO DE HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO: NOVOS PROBLEMAS, MÉTODOS E ABORDAGENS
Resumen
Esse artigo tem por objetivo apresentar um breve lastro acerca de como o Ensino do Holocausto foi e tem sido percebido em alguns países e quais instrumentos subsidiam esse ensino colaborando para o modo como o fenômeno é percebido por professores e estudantes. A partir de pesquisa bibliográfica o texto apresenta alguns recursos utilizados por instituições de educação formal e não-formal na tentativa de contribuir para que o ensino da temática se mostre mais coeso evitando controvérsias conceituais e, assim, estabeleça um diálogo mais profundo com a sociedade, favorecendo um ensino que também esteja conectado com a Educação em Direitos Humanos. Pesquisadores da temática e Coordenadores de instituições que promovem o ensino da história do Holocausto, discutem os avanços e as crises nesse ensino apontando alguns aspectos que podem ser, em maior ou menor grau, fatores de impulso e∕ou contenção de um ensino coerente sobre o tema. As transformações que esse ensino sofreu ao longo do tempo e as diversas abordagens que o permeiam impactam diretamente na forma crítica e analítica como pesquisadores, professores estudantes e a sociedade em geral compreendem o fenômeno e o relacionam à historiografia do tempo presente tornando seu ensino um campo vasto de desafios. Ao final dessa investigação é possível concluir que os aspectos aqui apresentados e que envolvem esse tema social vivo tornam seu ensino, por vezes, mais difícil e complexo do que esclarecedor.
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