O ENSINO DE HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO: NOVOS PROBLEMAS, MÉTODOS E ABORDAGENS
Abstract
Esse artigo tem por objetivo apresentar um breve lastro acerca de como o Ensino do Holocausto foi e tem sido percebido em alguns países e quais instrumentos subsidiam esse ensino colaborando para o modo como o fenômeno é percebido por professores e estudantes. A partir de pesquisa bibliográfica o texto apresenta alguns recursos utilizados por instituições de educação formal e não-formal na tentativa de contribuir para que o ensino da temática se mostre mais coeso evitando controvérsias conceituais e, assim, estabeleça um diálogo mais profundo com a sociedade, favorecendo um ensino que também esteja conectado com a Educação em Direitos Humanos. Pesquisadores da temática e Coordenadores de instituições que promovem o ensino da história do Holocausto, discutem os avanços e as crises nesse ensino apontando alguns aspectos que podem ser, em maior ou menor grau, fatores de impulso e∕ou contenção de um ensino coerente sobre o tema. As transformações que esse ensino sofreu ao longo do tempo e as diversas abordagens que o permeiam impactam diretamente na forma crítica e analítica como pesquisadores, professores estudantes e a sociedade em geral compreendem o fenômeno e o relacionam à historiografia do tempo presente tornando seu ensino um campo vasto de desafios. Ao final dessa investigação é possível concluir que os aspectos aqui apresentados e que envolvem esse tema social vivo tornam seu ensino, por vezes, mais difícil e complexo do que esclarecedor.
References
FELICE, R. D. Mussolini, Turin: Einaudi, 1965.
GROSS, J. T. et al. (2002). Vecinos: El Exterminio de la Comunidad Judía de Jedwabne (Polonia). Espanha: Critica Editorial, 2002.
KEHL, M. R. Ressentimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
MITTNIK, P. Holocaust Studies in Austrian Elementary and Secondary Schools. Global Education Review, New York, 3 (3), p. 138-152, 2016.
MOSSE, G. L. Soldados Caídos: La transformación de la memoria de las guerras mundiales Traducción: Ángel Alcalde Fernández. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2016.
NOLTE, E. Der Faschismus in seiner Epoche: die Action française, der italienische Faschismus, der Nationalsozialismus. Alemanha: Piper,1971.
RAMOS, L.F.; WEISHOF, D. O Museu do Holocausto de Curitiba e a Promoção da Educação em Direitos Humanos. In: V Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, 2020, Coimbra. Anais Campinas∕Jundiai: EditoraBrasílica∕Edições Brasil∕Editora Fibra, 2021. p.310 - 320.
ROUDINESCO, E. A análise e o arquivo. Rio de Janeiro: Zahar,2006.
SILVA, F. C. T.; Schurster, K. Passageiros da tempestade: fascistas e negacionistas no tempo presente. Recife: Cepe, 2022.
SILVA, F. C. T.; SCHURSTER, K. A historiografia dos traumas coletivos e o Holocausto: desafios para o ensino da história do tempo presente. Estudos Ibero-Americanos v.42, n 2, p. 744-772. 2016.
SCHURSTER, K. O Fenômeno Nazi e o Impacto na Historiografia do Tempo Presente. Rio de Janeiro: Autografia, 2016.
SCHURSTER, K.; ARAÚJO, R. P. O ensino de história dos traumas sociais coletivos e dos temas socialmente vivos: trajetórias de um campo disciplinar. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v.14, n.36, p. e0108.
SCHURSTER, K.; GHERMAN, M. Como lidar com os fascismos hoje? Cadernos do Tempo Presente, v.11, n. 01, p. 03-15, jan-jun. 2020.
SCHURSTER, Karl; VÁZQUEZ, Óscar Ferreiro. Images du mal, représentation et paratraduction: les limites du traduire. Yuste Frías, José (Ed). Paratraducción (Número especial) Meta. Journal des traducteurs/Translators Journal. Vol. 67, n 3, 2022.
UNESCO. Holocaust education in crisis? - UNESCO and UN online panel discussion. Disponível em: : https://www.unesco.org/en/articles/holocaust-education-crisis-unesco-and-un-online-panel-discusses-challenges-and-opportunities Acesso em: 13 de fevereiro de 2023.
VITALE, M.; CLOTHEY, R. Holocaust Education in Germany: ensuring relevance and meaning in an increasingly diverse community. Fire: For International Research in Edication, Pennsylvania, vol. 5, Iss. 1, p.44-062, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).