ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DURANTE A PANDEMIA

Resumen

O Estágio Supervisionado, prática obrigatória nos cursos de licenciatura, durante a pandemia da Covid-19, passou por diferentes adaptações para se adequar ao novo cenário, exigindo esforços dos envolvidos para que fosse realizado com êxito e possibilitasse a superação dos desafios encontrados ao longo do processo. Nesse contexto, este trabalho objetiva discutir a experiência de uma faculdade com o Estágio Supervisionado durante a pandemia, mostrando que é possível levar adiante as práticas de estágio e ultrapassar os desafios impostos. Quanto à metodologia, contamos com uma pesquisa bibliográfica, documental e online, a partir da aplicação de questionários para graduandos em Pedagogia. Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Com base na análise dos dados, os resultados demonstraram que, mesmo em momentos de incerteza, o estágio pode ocorrer com qualidade, basta que os estagiários estejam abertos à mudança e dispostos a encarar novos desafios.

Biografía del autor/a

José Batista de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia e das redes municipal e estadual de ensino da Bahia. Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON - UFS, e do Paidéia - FANEB.

Suely Cristina Silva Souza, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA (FANEB)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Centro Universitário UNINASSAU/Aracaju e da Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq), do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. 

Tainah dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq).

Cheila Raiane Menezes Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da FANEB (PAIDÉIA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS).

Citas

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Publicado
2023-11-27