PÓS-PANDEMIA: DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir quais fatores externos e internos contribuíram no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e quais metodologias utilizadas pelos docentes, quais as maiores dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem da leitura e escrita no Pós-Pandemia nas séries iniciais. A metodologia utilizada é de natureza simples e abordagem qualitativa, sendo utilizado método de pesquisa descritiva. Os principais teóricos para embasar sobre a importância da leitura e escrita são: Bordignon (2015), Dehaene (2012), Freire (1989), Póvoa (2011), Sousa (2020), Silva (2009), Soares (2020), Pacheco e Hübner (2021). É importante citar que os objetivos foram alcançados, mostrando que a família teve grande relevância no período pandêmico contribuindo com professores, e que o pós-pandemia se tornou um desafio para todas as escolas, mas mesmo em meio às dificuldades os alunos tiveram a oportunidade de continuar tendo acesso à educação.

Biografía del autor/a

Eliene Rodrigues Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Letras – Português-Inglês (pela UFT), Mestre e doutora em Ensino de Língua e Literatura (PPGLLit/UFNT). Atualmente é professora Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e professora da português da Educação Básica.

Ketuly da Silva Peixoto, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Letras – Português/Espanhol – pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS. Campus de Araguatins.

Citas

BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo. WOLFFPAIM. Marilane Maria. O processo de aquisição da escrita pela criança: dialogando com Alexander Romanovich Luria. In: EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. V Seminário Internacional sobre Profissionalismo Docente – SIPD – Catedra UNESCO. ISSN 2176-1396. PUCPR. 26 a 29/10/2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/52118832-O-processo-de-aquisicao-da-escrita-pela-crianca-dialogando-com-alexander-romanovich-luria.html Acesso em: 27, mar. 2022.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Edição Português. Stanislas Dehaene; tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso 2012.

FERREIRA, Radelfiane Balbino da Silva. SILVA, Marinalva de Souza. Principais metodologias ativas aplicadas à EaD. ESUD 2020. CIESUD. Goiânia – GO. Disponível em: https://esud2020.ciar.ufg.br/wp-content/anais-esud/209823.pdf. Acesso em: 27, set. 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES. Debora Sousa Neves. A importância da leitura nos anos iniciais escolares. Debora Souza Neves Gonçalves, 2013. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/dsng.pdf .Acesso em: 04, nov. 2022.

KRIPKA, Luvezute; SCHELLER, Morgana; DANUSA de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceito e caracterização. Revista de investigaciones UNAD. Colombia, V. 14. N. 2. p. 55-73, Julio Diciembro. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Pc%20Book/Downloads/Administrador,+04_Pesquisa+documental+na+pesquisa+qualitativa.pdf Acesso em: 03, Mai. 2022.

LIMA, Bianca Estrella e Larissa. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Portal do MEC. 28 de abril de 2020. http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia. Acesso em: 23, mai. 2022.

MONTEIRO, Carmeliza da Silva. SILVA. Maria Auxiliadora Araújo. Alfabetização no Brasil: dos jesuítas ao pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Trabalho de conclusão de curso Universidade Federal Rural Da Amazônia-Ufra. Igarapí-PA, 2015. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/364/3/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil%20-%20dos%20jesu%C3%ADtas%20ao%20pacto%20pela%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20na%20idade%20certa.pdf. Acesso em: 26, set. 2022.

MORAIS. António Manuel Pamplona. Distúrbios da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 12ª Edição. São Paulo: EDICON, 2006.

OLIVEIRA, Shismênia. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Portal do MEC. 03 dez. de 2019 http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil Acesso em: 28, mar. 2022.

PACHECO, Letícia Priscila. HÜBNER. Lilian Cristiane. Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças. Santa Cruz do Sul, v.46, n. 85, p. 58-69 jan/abr. 2021. https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/19317/2/Como_o_distanciamento_social_em_tempos_de_pandemia_pode_afetar_os_estgios_iniciais_da_aprendizagem_da_leitura_em.pdf Acesso em: 26, Ago.2022.

PAGLIARIN, Carla Fagotti I, A. C. F. P.; GIACOMETI, A. G.; BONAPARTE, K. Z. da C..; GHILARDI CANCIAN, Q.. Impactos da pandemia no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 12, p. 271–280, 2022. DOI: 10.53660/CONJ-1497-2B15B. Disponível em: https://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1497. Acesso em: 20, set. 2022.

PÓVOA, Ainda Estrela da Cruz. A influência do meio social na aprendizagem da escrita. Tese. ESEC. Escola Superior de Educação. Coimbra. Junho de 2011. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/11276. Acesso em: 21, mai. 2022.

REIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação. Uberlândia-MG. Out. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28854/1/Hist%C3%B3riaEscritaUma.pdf Acesso em: 04, nov. 2022.

SANTOS, Dayane Rodrigues dos. OLIVEIRA, Keila Fernandes. SOARES, Zilma Cardoso Baroos. Desafios enfrentados pelos professores no cenário pandêmico e no pós pandemia: professores e os desafios encontrados em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, e02101523083, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23083 Acesso em: 21, mai. 2022.

SILVA, Luiz Alessandro da; PETRY, Zaida Jeronimo Rabello; UGGIONI, Natalino. Desafios da educação em tempos de pandemia. 1ª ed. Orgs.: Janete Palú, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer, Cruz Alta: Ilustração, 2020.

SILVA, Valdeniza Maria Carvalho; TELES, Fabricia Pereira. A infância no ensino fundamental: desafios em tempos de pandemia e ensino remoto. Revista Educação Pública, v. 21, nº 18, 18 de maio de 2021. p. 1-8. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/18/a-infancia-no-ensino-fundamental-desafios-em-tempos-de-pandemia-e-ensino-remoto Acesso em: 22, set. 2022.

SILVA, Thiago Rosa da. Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. Revista científica do ITPAC. Volume 2. Número 4. outubro de 2009. p. 46-53. http://www.itpac.br/site/revista/index.html Acesso em: 27, mar. 2022.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1ª ed. São PAULO: Contexto, 2016.

_______. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOUSA, Angêlica Silva de. OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Caderno da Fucamp. V. 20, N. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336 Acesso em: 03, mai. 2022.

VALDIVINO. Ednalva da Conceição Dias. Os impactos da pandemia de covid-19 e do isolamento social no processo de alfabetização de crianças no município de Bento Fernandes/RN. Artigo (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Graduação em Pedagogia a Distância. Natal, RN, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43694/1/ImpactosPandemiaCovid-19.pdf Acesso em: 04, nov. 2022.

VIECILI. Gladis Brendler. Compreensões sobre a alfabetização. Dissertação (Pós-Graduação) - Departamento de Pedagogia (DePe), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijui, Ijuí. 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/8242062-Compreensoes-sobre-a-alfabetizacao.html. Acesso em: 04, nov. 2022.
Publicado
2024-09-20