PÓS-PANDEMIA: DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS
Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir quais fatores externos e internos contribuíram no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e quais metodologias utilizadas pelos docentes, quais as maiores dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem da leitura e escrita no Pós-Pandemia nas séries iniciais. A metodologia utilizada é de natureza simples e abordagem qualitativa, sendo utilizado método de pesquisa descritiva. Os principais teóricos para embasar sobre a importância da leitura e escrita são: Bordignon (2015), Dehaene (2012), Freire (1989), Póvoa (2011), Sousa (2020), Silva (2009), Soares (2020), Pacheco e Hübner (2021). É importante citar que os objetivos foram alcançados, mostrando que a família teve grande relevância no período pandêmico contribuindo com professores, e que o pós-pandemia se tornou um desafio para todas as escolas, mas mesmo em meio às dificuldades os alunos tiveram a oportunidade de continuar tendo acesso à educação.
References
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Edição Português. Stanislas Dehaene; tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso 2012.
FERREIRA, Radelfiane Balbino da Silva. SILVA, Marinalva de Souza. Principais metodologias ativas aplicadas à EaD. ESUD 2020. CIESUD. Goiânia – GO. Disponível em: https://esud2020.ciar.ufg.br/wp-content/anais-esud/209823.pdf. Acesso em: 27, set. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES. Debora Sousa Neves. A importância da leitura nos anos iniciais escolares. Debora Souza Neves Gonçalves, 2013. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/dsng.pdf .Acesso em: 04, nov. 2022.
KRIPKA, Luvezute; SCHELLER, Morgana; DANUSA de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceito e caracterização. Revista de investigaciones UNAD. Colombia, V. 14. N. 2. p. 55-73, Julio Diciembro. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Pc%20Book/Downloads/Administrador,+04_Pesquisa+documental+na+pesquisa+qualitativa.pdf Acesso em: 03, Mai. 2022.
LIMA, Bianca Estrella e Larissa. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Portal do MEC. 28 de abril de 2020. http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia. Acesso em: 23, mai. 2022.
MONTEIRO, Carmeliza da Silva. SILVA. Maria Auxiliadora Araújo. Alfabetização no Brasil: dos jesuítas ao pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Trabalho de conclusão de curso Universidade Federal Rural Da Amazônia-Ufra. Igarapí-PA, 2015. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/364/3/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil%20-%20dos%20jesu%C3%ADtas%20ao%20pacto%20pela%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20na%20idade%20certa.pdf. Acesso em: 26, set. 2022.
MORAIS. António Manuel Pamplona. Distúrbios da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 12ª Edição. São Paulo: EDICON, 2006.
OLIVEIRA, Shismênia. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Portal do MEC. 03 dez. de 2019 http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil Acesso em: 28, mar. 2022.
PACHECO, Letícia Priscila. HÜBNER. Lilian Cristiane. Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças. Santa Cruz do Sul, v.46, n. 85, p. 58-69 jan/abr. 2021. https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/19317/2/Como_o_distanciamento_social_em_tempos_de_pandemia_pode_afetar_os_estgios_iniciais_da_aprendizagem_da_leitura_em.pdf Acesso em: 26, Ago.2022.
PAGLIARIN, Carla Fagotti I, A. C. F. P.; GIACOMETI, A. G.; BONAPARTE, K. Z. da C..; GHILARDI CANCIAN, Q.. Impactos da pandemia no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 12, p. 271–280, 2022. DOI: 10.53660/CONJ-1497-2B15B. Disponível em: https://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1497. Acesso em: 20, set. 2022.
PÓVOA, Ainda Estrela da Cruz. A influência do meio social na aprendizagem da escrita. Tese. ESEC. Escola Superior de Educação. Coimbra. Junho de 2011. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/11276. Acesso em: 21, mai. 2022.
REIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação. Uberlândia-MG. Out. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28854/1/Hist%C3%B3riaEscritaUma.pdf Acesso em: 04, nov. 2022.
SANTOS, Dayane Rodrigues dos. OLIVEIRA, Keila Fernandes. SOARES, Zilma Cardoso Baroos. Desafios enfrentados pelos professores no cenário pandêmico e no pós pandemia: professores e os desafios encontrados em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, e02101523083, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23083 Acesso em: 21, mai. 2022.
SILVA, Luiz Alessandro da; PETRY, Zaida Jeronimo Rabello; UGGIONI, Natalino. Desafios da educação em tempos de pandemia. 1ª ed. Orgs.: Janete Palú, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer, Cruz Alta: Ilustração, 2020.
SILVA, Valdeniza Maria Carvalho; TELES, Fabricia Pereira. A infância no ensino fundamental: desafios em tempos de pandemia e ensino remoto. Revista Educação Pública, v. 21, nº 18, 18 de maio de 2021. p. 1-8. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/18/a-infancia-no-ensino-fundamental-desafios-em-tempos-de-pandemia-e-ensino-remoto Acesso em: 22, set. 2022.
SILVA, Thiago Rosa da. Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. Revista científica do ITPAC. Volume 2. Número 4. outubro de 2009. p. 46-53. http://www.itpac.br/site/revista/index.html Acesso em: 27, mar. 2022.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1ª ed. São PAULO: Contexto, 2016.
_______. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOUSA, Angêlica Silva de. OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Caderno da Fucamp. V. 20, N. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336 Acesso em: 03, mai. 2022.
VALDIVINO. Ednalva da Conceição Dias. Os impactos da pandemia de covid-19 e do isolamento social no processo de alfabetização de crianças no município de Bento Fernandes/RN. Artigo (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Graduação em Pedagogia a Distância. Natal, RN, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43694/1/ImpactosPandemiaCovid-19.pdf Acesso em: 04, nov. 2022.
VIECILI. Gladis Brendler. Compreensões sobre a alfabetização. Dissertação (Pós-Graduação) - Departamento de Pedagogia (DePe), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijui, Ijuí. 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/8242062-Compreensoes-sobre-a-alfabetizacao.html. Acesso em: 04, nov. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).