DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC, AO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO DO TOCANTINS - DCT: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PREVISTA NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – PEE/TO

Resumen

O presente artigo tem como objetivo avaliar o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação – PEE, (Lei Nº 2.977/2015), metas 19 e 20, relativas à formação continuada e em nível superior, considerando as inovações curriculares demandadas após a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular do Território do Tocantins DCT – etapa ensino Fundamental e Médio. A partir do estudo é possível conhecer os mecanismos utilizados para esta implantação, os eventuais desafios existentes neste processo e até que ponto a efetivação dessas metas resultou em impactos na gestão da educação, no que se refere à formação do professor durante o processo de implantação da BNCC/DCT nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Destaca-se, que o Tocantins ainda tem muitos desafios a cumprir quanto à realização das metas do PEE,  frente as mudanças propostas pela BNCC/DCT. Dada essa configuração, o estudo é de natureza qualitativa e caracterizou-se como bibliográfico/documental.

Biografía del autor/a

Geny Batista Ferreira Batista Ferreira, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc)

Mestra em Modelagem ComputacionaldeSistemas,pelaUniversidadeFederal doTocantins-UFT. Mestra em Tecnologias Integradase Sociedadedo Conhecimento pela UNED -Espanha (parceria UNITINS/UNED). 

Telma Reijane Pinheiro da Costa, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc)

Mestra em Modelagem ComputacionaldeSistemas, pelaUniversidadeFederal do Tocantins (UFT). Mestra em Tecnologias Integradas e Sociedade do Conhecimento pela UNED-Espanha (parceriaUNITINS/UNED). Participado Grupo de Pesquisa em Educação Híbrida e Processos de Gestão da Unitins. 

Citas

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Publicado
2023-02-06