GESTÃO DE RISCOS NO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS NO BRASIL A PARTIR DA SIMBIOSE ENTRE PESQUISA-AÇÃO E DESIGN THINKING
Resumen
O trabalho apresenta um relato de experiência da pesquisa realizada nas startups incubadas na Incubadora de Projetos Tecnológicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa acerca do tratamento de dados pessoais destas empresas. O método utilizado nesta experiência foi a pesquisa-ação em conjunto com o método de desenvolvimento de produto design thinking. A metodologia adotada tem caráter qualitativo, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, consistindo na aplicação de entrevistas semiestruturadas, seminários e questionários. O objetivo da pesquisa foi orientar as startups acerca da importância da proteção de dados pessoais e desenvolver o protótipo de um sistema que diagnostique a necessidade de regular a proteção de dados pessoais e oriente ações de adequação para empresas que as demandem. O resultado foi o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de riscos e ações sistematizada em um software de adequação à legislação de proteção de dados pessoais.
Citas
BRASIL. Lei nº 13.267, de 6 de Abril de 2016. Disponibilidade em:
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de Agosto de 2018. Disponibilidade em:
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books, 2020.
SEBRAE. O que é uma startup? 13 jan. 2014. Disponibilidade em:
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2005.
UEPG/AGIPI. Histórico [página institucional]. Disponibilidade em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).