A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
Resumen
Este estudo de abordagem qualitativa objetivou identificar a percepção da qualidade na formação universitária de seus protagonistas com mais de três anos de vínculo em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Centro-Oeste brasileiro, por meio da técnica de completar frases. Os participantes do estudo foram organizados em três grupos: servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), servidores docentes e os discentes. Após a análise dos , foram elencadas oito categorias que auxiliaram na compreensão dos atributos da qualidade na formação universitária: 1) avaliação positiva; 2) avaliação negativa; 3) gestão acadêmica; 4) conexão com o mercado de trabalho; 5) depende de todos os envolvidos; 6) integração com a sociedade; 7) investimentos, e 8) infraestrutura. O exercício da gestão acadêmica, por meio de seus dirigentes, tem um papel fundamental na qualidade da formação universitária, visto que pode fomentar espaços nas instituições de ensino superior, para que o serviço público seja executado com excelência.
Citas
BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Internationalization of higher education: institutions and knowledge diplomacy. Sociologias, v. 22, n. 54. p. 22-44, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/15174522-104425
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Neto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUER, Martim. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, M. & Gaskell, G. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes. 2002.
BLANCO-RAMIREZ Gerardo; BERGER, Joseph; Rankings, accreditation, and the international quest for quality: Organizing an approach to value in higher education, Quality Assurance in Education, v. 22, n. 1, p. 88-104. 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/QAE-07-2013-0031
BRASIL. Portaria 429 de 02 de agosto de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 jul. 2020, seção 1, n. 129 p. 24. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/legislacao/2020/PORTARIA_N_429_02072020.pdf. Acesso em: 19 ago. 2022.
CARLOMAGNO, Márcio; ROCHA, Leonardo Caetano. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Pós-Graduação em Ciência Política, v. 07, n. 01, 2016. Disponível em:
CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria Das Graças Gonçalves Vieira; GOMES, Claudia Suely Ferreira. Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil: o SINAES na sua relação com a qualidade. Eccos - Revista Científica, n. 56, p. 1-20, e13437, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437.
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. 5ª. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, Maria Isabel. A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educ. rev., v. 35, n. 75, p. 121-133, 2019. Disponível em:
CUNHA, Maria Isabel. A qualidade e ensino de graduação e o complexo exercício de propor indicadores: é possível obter avanços? Avaliação (Campinas), v. 19, n. 2, p. 453-462, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000200011 .
CUNHA, Maria Isabel. Projeto Observatório da Educação Superior/RIES. CAPES/INEP/MEC. Relatório de Pesquisa. Porto Alegre. 2011.
ELASSY, Noha. The concepts of quality, quality assurance and quality enhancement, Quality Assurance in Education, v. 23, n. 3, p.250-261, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/QAE-11-2012-0046
FISHER, Lianne; GODDEN Lorraine; GOLPARIAN Shaya; HAQUE Aisha; KEATING Beatsy; KORPAN Cynthia; LE-MAY SHEFFIELD, Suzanne; RIEL, Anne; SKOROBOHACZ, Christine; VERWOORD, Roselyn; WEST Kim. Introduction from the Special Issue Editors Quality Enhancement: Teaching Preparation for Graduate Teaching Assistants, Canadian Journal of Higher Education Revue canadienne d’enseignement supérieur, v. 45, n. 3, p. i-viii, 2015 DOI: http://dx.doi.org/10.47678/cjhe.v45i3.187528
FRANCO, Maria Estela Dal Pai; AFONSO, Mariangela Rosa; BORDIGNON, Luciane Spanhol. Gestão universitária: qualidade, investigação científica e inovação educacional. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 5, n. 01, p. 83-103, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p83
GAVIRIA, Ricardo Antonio Castaño. O papel da universidade pública: práticas de formação e gestão em contexto. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 413-428, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v28i68.8399 .
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS “ANÍSIO TEIXEIRA” - INEP. Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 2021. Disponível em:
HSIEH, Hsiu-Fang; SHANN0N. Sarah E. Three Approaches to Qualitative Content Analysis. Qualitative Health Research, v. 15, n. 9, 2005, p. 1277–1288. DOI: https://doi.org/10.1177/1049732305276687
LANG, Daniel. World Class” or The Curse of Comparison? The Canadian Journal of Higher Education La revue canadienne d’enseignement supérieur, v. 35, n. 3, p. 27-55, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.10.47678/cjhe.v35i3.183513
LANG, Daniel. Book Review / Compte rendu Outside Down or Inside Up: Two Views of Higher Education Reform. Canadian Journal of Higher Education Revue canadienne d’enseignement supérieur, v. 47, n. 3, p. 192-196, 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/339182160_Upside_Down_or_Inside_Up-_Two_Views_od_Higher_Education_Reform > Acesso em: 10 ago. 2022.
LIMA, Marcos Antonio Martins et al. Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação (Campinas), 2020, v. 25, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300006
MARTINS, Humberto Falcão; MARINI, Caio. Um guia de governança para resultados na administração pública. Publix Editora, 2010. Disponível em:
MASARO, Rita Eliana; PAULA, Alessandro Vinicius. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 2, p. 705-724, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729
MAZARO, Rita Eliana. O desempenho docente no ensino superior: Uma análise dos fatores de qualidade. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/T.47.2014.tde-13102014-105453 .
NEMETZ, Patricia; CAMERON, Alex: Higher Education Out of Control: Regaining Strategic Focus in an Age of Diminishing Resources. Academy of Management Learning & Education - AMLE. 2006, 5:1, 38-51. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2006.20388383
NEVES, Clarissa B.; SAMPAIO, Helena; HERINGER, Rosana. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 12, 2018. DOI: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.20336/rbs.243
OCDE. Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Repensando a garantia de qualidade para o Ensino Superior no Brasil. Revisões das Políticas Nacionais para a Educação. 2019 Disponível em:
PALOMBINO PRIMO, Paschoal; OLIVA, Eduardo de Camargo; KUBO, Edson Keyso de Miranda. Gestão estratégica de pessoas para pesquisadores em administração nas universidades privadas. REAd. Rev. eletrôn. adm., v. 20, n. 2, p. 371-396, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311063201238442
SOARES, S. R; CUNHA, M. I. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação (Campinas), v. 22, n. 2, p. 316-331, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200003
SORDI, Mara Regina Lemes De. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educ. rev., v. 35, n. 75, p. 135-154, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67031
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). UFMT cria Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. 2021a. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Relatório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso. 2021b. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Secretaria de Tecnologias da Informação. 2021c. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Relatório de Autoavaliação Instiucional 2020. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2019-2023). 2019. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) Secretaria de Infraestrutura (SINFRA). 2018. Disponível em:
VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educ. Soc., v. 38, n. 138, p. 231-247, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302016163514 .
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).