A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
Abstract
Este estudo de abordagem qualitativa objetivou identificar a percepção da qualidade na formação universitária de seus protagonistas com mais de três anos de vínculo em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Centro-Oeste brasileiro, por meio da técnica de completar frases. Os participantes do estudo foram organizados em três grupos: servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), servidores docentes e os discentes. Após a análise dos , foram elencadas oito categorias que auxiliaram na compreensão dos atributos da qualidade na formação universitária: 1) avaliação positiva; 2) avaliação negativa; 3) gestão acadêmica; 4) conexão com o mercado de trabalho; 5) depende de todos os envolvidos; 6) integração com a sociedade; 7) investimentos, e 8) infraestrutura. O exercício da gestão acadêmica, por meio de seus dirigentes, tem um papel fundamental na qualidade da formação universitária, visto que pode fomentar espaços nas instituições de ensino superior, para que o serviço público seja executado com excelência.
References
BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Internationalization of higher education: institutions and knowledge diplomacy. Sociologias, v. 22, n. 54. p. 22-44, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/15174522-104425
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Neto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUER, Martim. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, M. & Gaskell, G. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes. 2002.
BLANCO-RAMIREZ Gerardo; BERGER, Joseph; Rankings, accreditation, and the international quest for quality: Organizing an approach to value in higher education, Quality Assurance in Education, v. 22, n. 1, p. 88-104. 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/QAE-07-2013-0031
BRASIL. Portaria 429 de 02 de agosto de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 jul. 2020, seção 1, n. 129 p. 24. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/legislacao/2020/PORTARIA_N_429_02072020.pdf. Acesso em: 19 ago. 2022.
CARLOMAGNO, Márcio; ROCHA, Leonardo Caetano. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Pós-Graduação em Ciência Política, v. 07, n. 01, 2016. Disponível em:
CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria Das Graças Gonçalves Vieira; GOMES, Claudia Suely Ferreira. Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil: o SINAES na sua relação com a qualidade. Eccos - Revista Científica, n. 56, p. 1-20, e13437, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437.
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. 5ª. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, Maria Isabel. A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educ. rev., v. 35, n. 75, p. 121-133, 2019. Disponível em:
CUNHA, Maria Isabel. A qualidade e ensino de graduação e o complexo exercício de propor indicadores: é possível obter avanços? Avaliação (Campinas), v. 19, n. 2, p. 453-462, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000200011 .
CUNHA, Maria Isabel. Projeto Observatório da Educação Superior/RIES. CAPES/INEP/MEC. Relatório de Pesquisa. Porto Alegre. 2011.
ELASSY, Noha. The concepts of quality, quality assurance and quality enhancement, Quality Assurance in Education, v. 23, n. 3, p.250-261, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/QAE-11-2012-0046
FISHER, Lianne; GODDEN Lorraine; GOLPARIAN Shaya; HAQUE Aisha; KEATING Beatsy; KORPAN Cynthia; LE-MAY SHEFFIELD, Suzanne; RIEL, Anne; SKOROBOHACZ, Christine; VERWOORD, Roselyn; WEST Kim. Introduction from the Special Issue Editors Quality Enhancement: Teaching Preparation for Graduate Teaching Assistants, Canadian Journal of Higher Education Revue canadienne d’enseignement supérieur, v. 45, n. 3, p. i-viii, 2015 DOI: http://dx.doi.org/10.47678/cjhe.v45i3.187528
FRANCO, Maria Estela Dal Pai; AFONSO, Mariangela Rosa; BORDIGNON, Luciane Spanhol. Gestão universitária: qualidade, investigação científica e inovação educacional. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 5, n. 01, p. 83-103, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p83
GAVIRIA, Ricardo Antonio Castaño. O papel da universidade pública: práticas de formação e gestão em contexto. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 413-428, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v28i68.8399 .
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS “ANÍSIO TEIXEIRA” - INEP. Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 2021. Disponível em:
HSIEH, Hsiu-Fang; SHANN0N. Sarah E. Three Approaches to Qualitative Content Analysis. Qualitative Health Research, v. 15, n. 9, 2005, p. 1277–1288. DOI: https://doi.org/10.1177/1049732305276687
LANG, Daniel. World Class” or The Curse of Comparison? The Canadian Journal of Higher Education La revue canadienne d’enseignement supérieur, v. 35, n. 3, p. 27-55, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.10.47678/cjhe.v35i3.183513
LANG, Daniel. Book Review / Compte rendu Outside Down or Inside Up: Two Views of Higher Education Reform. Canadian Journal of Higher Education Revue canadienne d’enseignement supérieur, v. 47, n. 3, p. 192-196, 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/339182160_Upside_Down_or_Inside_Up-_Two_Views_od_Higher_Education_Reform > Acesso em: 10 ago. 2022.
LIMA, Marcos Antonio Martins et al. Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação (Campinas), 2020, v. 25, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300006
MARTINS, Humberto Falcão; MARINI, Caio. Um guia de governança para resultados na administração pública. Publix Editora, 2010. Disponível em:
MASARO, Rita Eliana; PAULA, Alessandro Vinicius. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 2, p. 705-724, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729
MAZARO, Rita Eliana. O desempenho docente no ensino superior: Uma análise dos fatores de qualidade. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/T.47.2014.tde-13102014-105453 .
NEMETZ, Patricia; CAMERON, Alex: Higher Education Out of Control: Regaining Strategic Focus in an Age of Diminishing Resources. Academy of Management Learning & Education - AMLE. 2006, 5:1, 38-51. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2006.20388383
NEVES, Clarissa B.; SAMPAIO, Helena; HERINGER, Rosana. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 12, 2018. DOI: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.20336/rbs.243
OCDE. Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Repensando a garantia de qualidade para o Ensino Superior no Brasil. Revisões das Políticas Nacionais para a Educação. 2019 Disponível em:
PALOMBINO PRIMO, Paschoal; OLIVA, Eduardo de Camargo; KUBO, Edson Keyso de Miranda. Gestão estratégica de pessoas para pesquisadores em administração nas universidades privadas. REAd. Rev. eletrôn. adm., v. 20, n. 2, p. 371-396, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311063201238442
SOARES, S. R; CUNHA, M. I. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação (Campinas), v. 22, n. 2, p. 316-331, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200003
SORDI, Mara Regina Lemes De. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educ. rev., v. 35, n. 75, p. 135-154, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67031
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). UFMT cria Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. 2021a. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Relatório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso. 2021b. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Secretaria de Tecnologias da Informação. 2021c. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Relatório de Autoavaliação Instiucional 2020. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2019-2023). 2019. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) Secretaria de Infraestrutura (SINFRA). 2018. Disponível em:
VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educ. Soc., v. 38, n. 138, p. 231-247, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302016163514 .
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).