HISTÓRIA DAS PESSOAS COMUNS: DO ESQUECIMENTO À PRODUÇÃO ACADÊMICA

Resumen

Este artigo objetiva compreender a trajetória histórica das pessoas comuns. A questão geral do estudo gira em torno da importância de se pesquisar as pessoas comuns, ignoradas pela História Tradicional, em nome dos reis, nobres, poderosos, políticos e militares, como as mulheres, crianças, negros, idosos. O texto pontua a inclusão delas na História, as investigações sobre suas experiências, saberes, práticas sociais, culturais e educativas. No terreno metodológico, através da pesquisa Estado da Arte, buscou-se mapear e classificar os trabalhos monográficos em nível de mestrado e doutorado, produzidos pelo NHIME, entre os anos de 2000 e 2018. Concluiu-se que os estudos sobre as pessoas comuns se evidenciaram a partir das Teorias da História, sobretudo com a historiografia francesa, através dos Annales e com a inglesa, por intermédio dos ingleses marxistas.

Biografía del autor/a

Francisco Joel Magalhães da Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor temporário no Centro de Desenvolvimento e Treinamento (CETREDE). Pesquisador do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME) da UFC/CNPq.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor associado I da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC.

Carlos Gilano Andrade do Araújo, Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2018). Tem formação e experiência internacional na área de Arte, com ênfase em Arte Educação (Dança, Teatro e Artes Plásticas). Atualmente é coreógrafo e diretor artístico da EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente.

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Publicado
2024-10-04