LETRAMENTOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO JOGO "50 ANOS DO GOLPE"
Resumen
Este artigo discute o Ensino de História a partir dos letramentos digitais (Dudeney, Hockly e Pegrum 2016), presentes no jogo 50 Anos do Golpe, partindo da criticidade como campo do saber histórico (Barros 2022), promovendo um debate sobre o Regime Militar, permitindo aos estudantes analisarem-lhe de forma crítica. O advento da internet e a propagação acelerada de informações (e desinformações) têm fortificado um cenário de fake news e propiciado o apagamento dos fatos históricos do período de 1964-1985, reverberando nos discursos do presente. Para Zacharias (2016), o letramento digital parte do pluralismo de linguagens, lembrando que a construção do conhecimento pode ser feita também de forma lúdica. A análise do jogo revela ser uma alternativa para o trabalho como prática pedagógica de ensino e aprendizagem. Destarte, corrobora com o conhecimento advindo da ciência para o desenvolvimento de estratégias de leituras com um maior protagonismo e criticidade.
Citas
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