LETRAMENTOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO JOGO "50 ANOS DO GOLPE"

  • José Lucas Queiroz Barreto Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Abstract

Este artigo discute o Ensino de História a partir dos letramentos digitais (Dudeney, Hockly e Pegrum 2016), presentes no jogo 50 Anos do Golpe, partindo da criticidade como campo do saber histórico (Barros 2022), promovendo um debate sobre o Regime Militar, permitindo aos estudantes analisarem-lhe de forma crítica. O advento da internet e a propagação acelerada de informações (e desinformações) têm fortificado um cenário de fake news e propiciado o apagamento dos fatos históricos do período de 1964-1985, reverberando nos discursos do presente. Para Zacharias (2016), o letramento digital parte do pluralismo de linguagens, lembrando que a construção do conhecimento pode ser feita também de forma lúdica. A análise do jogo revela ser uma alternativa para o trabalho como prática pedagógica de ensino e aprendizagem. Destarte, corrobora com o conhecimento advindo da ciência para o desenvolvimento de estratégias de leituras com um maior protagonismo e criticidade.

Author Biographies

José Lucas Queiroz Barreto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/UECE.

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/UECE.

References

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Published
2023-03-27
Section
Artigos