UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARADOXO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Resumen
Este artigo analisa como se dá a formação continuada de professores de séries iniciais na educação especial, contrapondo teoria e prática. Faz um percurso histórico sobre a Educação em Séries Inicias e a Inclusão e procura relacionar a formação específica na área com a política de formação de professores existente no país. Destacam-se as orientações presente na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) nas escolas e das redes de ensino. Tal conjuntura tem produzido uma demanda por formação específica na área e esta tem se caracterizado por ser ofertada em serviço (continuada) e na modalidade à distância. Problematizam-se os efeitos desta formação e aponta-se a necessidade de pesquisas que possibilitem conhecer as implicações que tal proposta de formação tem provocado na configuração das práticas pedagógicas que visem os processos inclusivos de alunos no ensino comum.
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