ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumen
Os estilos de aprendizagem podem ser definidos como as preferências e tendências individuais do sujeito, que afetam a sua forma de aprender. Esta teoria reforça a necessidade de se entender a individualidade dos estudantes e promover a personalização do ensino. Aqui é abordado os conceitos sobre as teorias dos estilos de aprendizagem por meio da análise integrativa de trabalhos publicados em periódicos nos últimos 5 anos. O objetivo foi entender qual o estilo preferencial de aprendizagem do estudante de medicina. Nesta revisão, 4 artigos publicados e indexados nas plataformas Scielo e ERIC foram selecionados, estes que tiveram como objetivo avaliar o estilo de aprendizagem do aluno de medicina. Os trabalhos analisados mostram que os estudos que utilizaram o formulário LSQ (CHAEA) apresentaram resultados semelhantes, tendo como estilo de aprendizagem predominante o reflexivo. Por outro lado, os estudos que utilizaram o questionário de VARK, encontraram resultados discrepantes. Esta análise dos estilos de aprendizagem pode auxiliar o docente na escolha de métodos de ensino mais adequados ao perfil dos alunos.
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