ENSINO DE HISTÓRIA E BNCC: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A LITERATURA (2015-2020)

Resumen

Este artigo objetiva analisar a literatura especializada presente na plataforma Scielo, produzida entre 2015 e 2020, sobre Ensino de História e Base Nacional Comum Curricular. Como aporte teórico acionamos a noção conceitual de campo científico de Pierre Bourdieu (1989), de currículo, delineado por Michael Apple (2008), José Sacristán (2000) e Ivor Goodson (1977), associados à metodologia de estado do conhecimento, cunhado por Marília Morosini (2015). Por meio da análise das categorias, foi possível delinear as tendências e temas mais abordados nesta literatura especializada, através de categorias de análise, assim como as aproximações entre os dois eixos temáticos elencados.

Biografía del autor/a

Andressa da Silva Gonçalves, Universidade federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação na Amazônia (UFPA). Mestre em História Social (UFPA).  Professora de História da Educação Básica na rede municipal de Altamira-PA. 

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Rede – Educação na Amazônia (Educanorte). Bolsista de Produtividade 1D CNPq. Professora da Faculdade de História (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFBA).

Citas

Referências
Fontes primárias
AGUIAR, M. A. S. Reformas conservadoras e a “nova educação”: orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Educação & Sociedade [online], v. 40, p. 1 – 24, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
BARRETO, R. G. Entre a Base Nacional Comum Curricular e a avaliação: a substituição tecnológica no ensino fundamental. Educação & Sociedade [online], v. 37, n. 136, p. 775-791, 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
CALDERÓN, F. G.; CERRI, L. F.; ROSSO, A. J. Heróis e cultura histórica entre estudantes no Chile. Revista Brasileira de História, v. 36, n. 71, p. 179-201, 2016. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1806-93472016v36n71_008 >. Acesso em: 30 out. 2021.
CARVALHO, E. B. Industrialização enquanto progresso nos livros didáticos de história do Brasil, 1972-2012. História (São Paulo) [online]. v. 36, p. 1-28, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
CARVALHO, J. M.; LOURENÇO, S. G. O silenciamento de professores da Educação Básica pela estratégia de fazê-los falar. Pro-Posições [online], v. 29, n. 2, p. 235-258, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
COSSETIN, V. L. F. Uma leitura ambivalente sobre a adoção de uma base curricular nacional: para fazer justiça à reflexividade da filosofia da educação. Educar em Revista [online], v. 00, n. 66, p. 295-311, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
FRANGELLA, R. C. P. “Muitos como Um”: políticas curriculares, justiça social, equidade, democracia e as (im)possibilidades de diferir. Educar em Revista [online], v. 36 p. 1-20, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
GIROTTO, E. D. Pode a política pública mentir? A Base Nacional Comum Curricular e a disputa da qualidade educacional. Educação & Sociedade [online], v. 40, p. 1 – 21, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021
LIMA, I. G.; HYPOLITO, Á. M. A expansão do neoconservadorismo na educação brasileira. Educação e Pesquisa [online], v. 45, p. 1 – 15, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
MACEDO, E. As demandas conservadoras do movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade [online], v. 38, n. 139, p. 507-524, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educação em Revista [online], v. 32, n. 2, , p. 45-68, 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
MELO, A.; MAROCHI, A. C. Cosmopolitismo e performatividade: categorias para uma análise das competências na Base Nacional Comum Curricular. Educação em Revista [online], v. 35, p. 1 – 23, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
MELLO, R. M. Ninguém ensina História... mas todo mundo aprende um pouco com ela: uma reflexão sobre as funções da História no Ensino Médio. História (São Paulo) [online]. v. 38, p. 1-17, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
MICHETTI, M. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online], v. 35, n. 102, p. 1 – 19, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
PEREIRA, M. C.; IMPOLCETTO, F. M. Consciência histórica de estudantes de educação física: uma análise a partir da teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen. Movimento [online]. v. 26, p. 1-16, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
SILVA, S. N.; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru) [online], v. 26, p. 1-15, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2021.
Fontes secundárias
AGUIAR, M.; DOURADO, L. (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2020: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.
APPLE, M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional?. In: MOREIRA, A. F.; TADEU, T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011. p. 59-92.
APPLE, M. Ideologia e Currículo. 3. ed. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Art Med, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base . Acesso em: 5 jul.2022.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CAIMI, F. E.. A História na Base Nacional Comum Curricular: pluralismo de ideias ou guerra de narrativas?. Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educação, v. 3, n. 4, 2016. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2022.
CAVALCANTI, E. V. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar em Revista, v. 34, p. 249-267, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/freitas-silva-leite.pdf . Acesso em: 26 fev. 2022.
FRANCO, A. P.; SILVA JÚNIOR, A. F.; GUIMARÃES, S. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, v. 25, n. 4, p. 1016-1035, 2018. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2022.
FREITAS, F. M.; SILVA, J. A.; LEITE, M. C. L. Diretrizes invisíveis e regras distributivas nas políticas curriculares da nova BNCC. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 857-870, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/freitas-silva-leite.pdf . Acesso em: 25 jun. 2021.
GOODSON, I. A construção social do currículo. Tradução: Maria João Carvalho. Lisboa: Educa, 1997.
GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 93-114.
LAVILLE, C. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, v. 19, p. 125-138, 1999.
MARGONI, M. M. F. O processo de implementação e o impacto da BNCC no currículo: opiniões de professores dos anos iniciais. In: JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VIII, 2020, Passo Fundo. Anais da VIII Jornada Nacional de educação matemática. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2020. p. 1-12.
MENDONÇA, E. F. PNE e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): impactos na gestão da educação e da escola. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2020: avaliação e perspectivas. AGUIAR, M. A.; DOURADO, L. F. (Org.). Recife: ANPAE, 2018. p. 34-37.
METZ, G. D. Currículo escolar, BNCC e formação integral. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: < https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3464>. Acesso em: 21 maio 2022.
MONTEIRO, A. M. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 37-62, 2003. Disponível em:. Acesso em: 25 jun. 2021.
MONTEIRO, A. M. Narrativa e narradores no Ensino de História. In: Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Org.). Rio de Janeiro: Mauad-x/Faperj, 2007. p. 119-135.
MOREIRA, A. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus,1997.
MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2021.
PERREIRA, N. M.; RODRIGUES, M. C. M. BNCC e o Passado Prático; Temporalidades e produção de Identidades no Ensino de história. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 107, p. 1-22, 2018. Disponível em: . Acesso: 13 nov. 2021.
RIBEIRO, H. C.; VALÉRIO, M. E. Ensino de história e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, formação de professores e prática de ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani Rosa. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SciELO. Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil. Scientific Electronic Library Online: São Paulo, 2017.
SILVA, J. As construções da BNCC e a questão dos estudos das relações étnico-raciais. 2009. 40 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.
Publicado
2023-02-06