A ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA: ESTADO DA QUESTÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES (2013-2021)

Resumen

A proposta do ensino médio integrado foi defendida no contexto de redemocratização brasileira e de elaboração de uma nova Lei de Diretrizes e Bases. Todavia, no contexto de implantação da Lei 13.415/17, que reformou o ensino médio brasileiro, a manutenção do modelo integrado passou a ser ameaçada. O presente artigo buscou, a partir da metodologia do estado da questão, realizar uma investigação sobre as produções acadêmicas que vem sendo desenvolvidas sobre o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica, na perspectiva da formação humana, no âmbito da pós-graduação stricto sensu brasileira, no período de 2013 a 2021. Foi desenvolvida uma pesquisa quanti-qualitativa, cujo lócus de investigação foi o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O resultado da pesquisa constatou o pioneirismo dos Institutos Federais (IFs) no âmbito das produções acadêmicas sobre o tema, sobretudo, por meio dos mestrados profissionais, com diferentes enfoques, em todas as regiões do país.

Biografía del autor/a

Carolina França Pessanha, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Mestre em Políticas Sociais (pela UENF). Atualmente é doutoranda em Políticas Sociais (pela UENF) e Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ.) 

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Comunicação (pela UFF), Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada I da Área de Política e Gestão Educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

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Publicado
2023-03-27
Sección
Artigos