A ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA: ESTADO DA QUESTÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES (2013-2021)
Abstract
A proposta do ensino médio integrado foi defendida no contexto de redemocratização brasileira e de elaboração de uma nova Lei de Diretrizes e Bases. Todavia, no contexto de implantação da Lei 13.415/17, que reformou o ensino médio brasileiro, a manutenção do modelo integrado passou a ser ameaçada. O presente artigo buscou, a partir da metodologia do estado da questão, realizar uma investigação sobre as produções acadêmicas que vem sendo desenvolvidas sobre o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica, na perspectiva da formação humana, no âmbito da pós-graduação stricto sensu brasileira, no período de 2013 a 2021. Foi desenvolvida uma pesquisa quanti-qualitativa, cujo lócus de investigação foi o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O resultado da pesquisa constatou o pioneirismo dos Institutos Federais (IFs) no âmbito das produções acadêmicas sobre o tema, sobretudo, por meio dos mestrados profissionais, com diferentes enfoques, em todas as regiões do país.
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